No sábado 29 de fevereiro de 1992, o pregador na Igreja Adventista Central de Curitiba era o pastor Enoch de Oliveira. Grande líder, excelente orador, profundo conhecedor da Palavra de Deus e da história da Igreja Adventista, ele foi o primeiro sul-americano a presidir a Divisão Sul-Americana. Aposentou-se em 1990, como vice-presidente da igreja mundial, após 46 anos de ministério. Seu falecimento foi em 10 de abril de 1992.
Um de seus últimos sermões recebeu um título intrigante: “Cavalo de Troia Dentro da Igreja”. A mensagem era um alerta contra os danos do secularismo. A seguir, compartilho algumas das ideias principais da pregação que podem ser úteis 27 anos depois.
O título foi baseado na história da invasão de Troia. Na narrativa, como o exército grego não conseguiu tomar a cidade à força, resolveu construir um grande cavalo de madeira e “presentear” a cidade. O povo de Troia comemorou a vitória e levou o cavalo para dentro. À noite, enquanto a população dormia, soldados escondidos dentro do cavalo saíram e abriram as portas da cidade para o restante do exército grego.
Em sua determinação por dominar o povo de Deus, o inimigo tem usado estratégia semelhante com a igreja. Disfarçados de coisas boas, valores seculares têm sido introduzidos em nosso meio, resultando na perda da fé e da esperança de muita gente. Por conta disso, muitos não veem mais a igreja como um movimento profético, perderam o senso da iminência da volta de Cristo e não sentem a urgência de nossa missão.
Depois de refletir sobre isso, o pastor Enoch contou a história de um acampamento realizado em 1956 nas montanhas do norte da Itália. Enquanto nossos jovens cantavam ao redor da fogueira, um homem de cabelos brancos se aproximou e sentou-se com eles. Depois disse ao pastor: “Nós, os valdenses, para salvar nossa juventude, aceitamos as bebidas alcoólicas, depois construímos salões de baile ao lado das igrejas e, de concessão em concessão, perdemos nossos jovens. Hoje temos passado, mas estamos sem futuro. Continuem a obra que deixamos de cumprir.”
A mensagem do pastor Enoch terminou com uma certeza: “A igreja talvez pareça como prestes a cair, mas não cairá” (Mensagens Escolhidas, v. 2, p. 380). Após um forte convite ao reavivamento e reforma, ele deixou a pergunta, a qual eu repito: “Você também triunfará com este movimento?”