Quando Deus chamou Gideão, ele estava ocupado malhando trigo. Sua pouca idade, a timidez e a aparente falta de fé não impediram que o Eterno enxergasse naquele jovem o líder necessário para libertar Seu povo do jugo dos midianitas. A tarefa era gigantesca, mas, debaixo da grande árvore de Ofra, o Senhor deu a Gideão tudo o que ele precisava para ser bem-sucedido. Essa história nos ensina preciosas lições. Há pelo menos três coisas que Deus oferece a todos aqueles que são chamados por Ele.
O verso bíblico de hoje traz a primeira delas: a certeza de Sua presença. “O Senhor está com você” foram as palavras do anjo a Gideão. Tudo começa com a presença de Deus. Nada é tão importante quanto a segurança de que Ele está conosco. Essa convicção é o único ponto de partida seguro para qualquer virtude e ação no reino de Deus. Quem é chamado por Deus deve viver em Sua presença.
No verso 14, encontramos o segundo elemento: “O Senhor Se voltou para ele e disse: ‘Com a força que você tem, vá libertar Israel das mãos de Midiã.’” Gideão recebeu um propósito claro. Ele sabia o que tinha de fazer. Observe que Deus não chamou Gideão para ser o maior exportador de trigo do Oriente Médio, por mais que malhasse trigo com excelência. Ele não foi chamado para ser famoso ou para ficar rico. Sua missão era libertar Israel.
O terceiro elemento está descrito no verso 16: “‘Eu estarei com você’, respondeu o Senhor, ‘e você derrotará todos os midianitas como se fossem um só homem.’” Aqui encontramos uma promessa. A partir desse ponto, Deus declarou a Gideão o que iria acontecer, como iria acontecer e quando iria acontecer. A promessa de Deus é nossa última garantia, é nossa salvaguarda, é nossa reserva. Se Ele disse que vai acontecer, então pode acreditar. Sua palavra nunca falhou nem jamais falhará.
Deus tem um chamado para você também. Talvez você se considere jovem demais, inexperiente demais, pequeno demais, mas Ele escolheu contar com você. O sucesso não depende das características de quem Deus chama, mas é assegurado pela certeza da presença, do propósito e da promessa Daquele que faz o chamado. Então ande na presença de Deus e confie em Suas promessas.