Quinta-feira
24 de agosto
Chamado à Virtude
Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de finas joias. Provérbios 31:10, ARA

Crescendo na década de 1950, esperava-se que eu fosse “pura” até o casamento. Então, a década de 1960 me influenciou, até que conheci a Cristo. Agora eu gostaria de reviver um traço de caráter fora de moda – um que é ressaltado em Provérbios 31, o capítulo bíblico que ainda permanece como padrão para a mulher moderna. Para alguns, no entanto, a mulher de Provérbios 31 é usada como modelo para a supermulher do século 21: executiva, esposa e mãe.

O capítulo começa com uma advertência de mãe para filho: “Não dês às mulheres a tua força, nem os teus caminhos, às que destroem os reis” (v. 3, ARA). Lembramo-nos do fracasso de Sansão, Davi e Salomão em seguir esse conselho. A mãe descreve a mulher virtuosa – aparentemente, do tipo com que seu filho devia se casar. Talentosa e empreendedora, essa piedosa mulher será uma boa esposa e mãe. De acordo com o verso 30, ela põe o temor do Senhor acima de tudo mais.

Ainda existem mulheres virtuosas, e esperaríamos encontrá-las na igreja, pois um bom caráter é um ideal cristão. Porém, às vezes, o estilo do vestuário e a conduta traem o seu testemunho. Portanto, em círculos cristãos, é ainda mais relevante a pergunta: “Quem achará uma mulher virtuosa?”

A virtude, com frequência, parece fora de moda nos dias atuais. No século 19, as mulheres eram admoestadas a ser virtuosas ou puras. Até então, a literatura contava histórias de cavaleiros lutando por mulheres virtuosas. A virtude era uma qualidade a ser entesourada.

Tradicionalmente, as mães são vistas como virtuosas porque a maternidade tem seu modo de refinar o caráter. As mães são chamadas a pôr o eu de lado, a fim de sacrificar-se por seus filhos. Esse amor puro reflete o caráter de Cristo: abnegado, amoroso, respeitoso, modesto, leal, bondoso, disposto a perdoar, paciente. Em resumo: virtuoso. O caráter de Cristo reflete a Deus, que é amor. Amor puro. Mães ou não, não seria esse o nosso renovado chamamento como mulheres cristãs – refletir a virtude e a pureza da mulher de Provérbios 31, que espelha a virtude de Cristo?

Mary McIntosh