Domingo
25 de fevereiro
Cheque em branco
Não abandone a sabedoria, e ela o protegerá; ame-a, e ela cuidará de você. Provérbios 4:6

Imagine que seu pai chega em casa com um talão de cheques novinho e, então, chama você para ir ao shopping. Vocês entram no carro e, em alguns minutos, estacionam perto da entrada e se dirigem à praça central do estabelecimento.

Seu pai o convida para sentarem-se à mesa, baixa a cabeça e começa a assinar cada uma das folhas de cheque. Você não está entendendo nada, mas espera calado. Quando termina de assinar, seu pai lhe entrega o talão completo e diz: “Filho, aí está o talão de cheques em branco. Você pode colocar qualquer valor neles e gastar onde quiser.” O que você faria?

Essa é uma situação difícil de sair do campo da ficção e ir para a realidade. Mas foi algo parecido que aconteceu com Salomão. Deus deu a ele um cheque em branco; Salomão escolheu “comprar” algo muito especial.

O conselho do provérbio de hoje foi dado a Salomão por Davi, e o sábio o repassou para nós. Ao que tudo indica, Davi repetiu muitas vezes esse ensinamento para seu amado filho. Essas palavras ficaram tão fortemente fixadas na mente do sábio que, ao Deus dar um “cheque em branco” a ele, Salomão solicitou sabedoria e conhecimento.

A influência dos conselhos paternos é tão evidente que, ao responder a Deus, Salomão menciona Davi: “Em Gibeom o Senhor apareceu a Salomão num sonho, à noite, e lhe disse: ‘Peça-Me o que quiser, e Eu lhe darei’. Salomão respondeu: ‘Tu foste muito bondoso para com o Teu servo, o meu pai Davi, pois ele foi fiel a Ti, e foi justo e reto de coração. Tu mantiveste grande bondade para com ele e lhe deste um filho que hoje se assenta no seu trono […]. Dá, pois, ao Teu servo um coração cheio de discernimento para governar o Teu povo e capaz de distinguir entre o bem e o mal. Pois, quem pode governar este Teu grande povo? ’ O pedido que Salomão fez agradou ao Senhor” (1 Reis 3:5-10).

O que você mais deseja em sua vida? Se Deus lhe oferecesse a oportunidade de escolher o que quisesse, como fez com Salomão, o que você pediria? A sua resposta estará ligada ao que está em seu coração.

Se seus maiores desejos não estão em harmonia com a vontade de Deus, você precisa, com urgência, de conversão. Deus pode redirecionar seus desejos para o Céu. Aceite hoje o cheque em branco do Pai celestial e peça um coração sábio.