A igreja aguarda um novo derramamento do Espírito Santo, chamado de “chuva serôdia”. Por meio de visões dadas a Ellen G. White, foi mostrado o que ocorrerá. “Essa obra será semelhante à do dia de Pentecostes. Assim como a ‘chuva temporã’ foi dada no derramamento do Espírito Santo, no início da pregação do evangelho, para fazer germinar a preciosa semente, a ‘chuva serôdia’ será dada no término da obra para fazer os campos amadurecerem” (O Grande Conflito, p. 508 [611]); “mas a ‘chuva serôdia’ será mais abundante” (O Desejado de Todas as Nações, p. 665 [827]). Assim, quando essa chuva vier, podemos esperar ter os mesmos resultados vistos após o Pentecostes, porém em uma escala maior.
Haverá intrepidez para anunciar a Palavra de Deus. “A ‘chuva serôdia’ […] virá para dar poder à grande voz do terceiro anjo” (Primeiros Escritos, p. 97 [86]) e “toda a Terra se iluminará com a glória do Senhor” (Testemunhos Para a Igreja, v. 6, p. 318 [401]). Os três anjos mencionados em Apocalipse 14:6-12 representam o povo de Deus nos últimos dias, levando ao mundo a mensagem de salvação. Mais adiante, aparece outro anjo (Ap 18:1-3), que é uma figura do mesmo povo, dando a mesma mensagem, mas cheio do Espírito Santo.
Podemos esperar por muitos milagres: “Por milhares de vozes em toda a extensão da Terra, será dada a advertência. Haverá milagres, os doentes serão curados, e sinais e maravilhas acompanharão aqueles que creem” (O Grande Conflito, p. 508, 509 [612]). Também ocorrerão muitas conversões. “Agora os raios de luz penetram por toda parte, a verdade é vista em sua clareza, e os leais filhos de Deus cortam os laços que os têm prendido. Laços de família e relacionamentos na igreja não têm poder para detê-los agora. […] Apesar das forças arregimentadas contra a verdade, um grande número de pessoas se posicionará ao lado do Senhor” (p. 509 [612]). Além dessas coisas, o poder do Espírito Santo capacitará o povo de Deus para enfrentar o tempo de angústia e as sete últimas pragas.
A palavra de Deus se cumprirá mais uma vez. Oremos pela vinda da chuva serôdia e a preparação do nosso coração.