Nínive foi uma antiga cidade em que a maioria dos moradores se tornou consciente de seus pecados e, por isso, se arrependeu e trouxe livramento para seu território.
Veja o que aconteceu na capital assíria: “Os ninivitas creram em Deus. Proclamaram um jejum, e todos eles, do maior ao menor, vestiram-se de pano de saco. Quando as notícias chegaram ao rei de Nínive, ele se levantou do trono, tirou o manto real, vestiu-se de pano de saco e sentou-se sobre cinza. Então fez uma proclamação em Nínive: ‘Por decreto do rei e de seus nobres: Não é permitido a nenhum homem ou animal, bois ou ovelhas provar coisa alguma; não comam nem bebam! Cubram-se de pano de saco, homens e animais. E todos clamem a Deus com todas as suas forças. Deixem os maus caminhos e a violência. Talvez Deus Se arrependa e abandone a Sua ira, e não sejamos destruídos’. Tendo em vista o que eles fizeram e como abandonaram os seus maus caminhos, Deus Se arrependeu e não os destruiu como tinha ameaçado” (Jonas 3:5-10).
Podemos extrair algumas lições importantes sobre esse assunto a partir dos casos das três cidades bíblicas mencionadas ontem e hoje. Aprendemos, por exemplo, que uma pequena quantidade de justos faz muita diferença em uma cidade. Sodoma teria sido salva se tivesse alguns deles. Outra lição é que, quando há arrependimento, Deus tem prazer em poupar a cidade. Nínive nos mostra isso. Deus declarou: “Desejaria Eu, de qualquer maneira, a morte do ímpio? diz o Senhor Deus; não desejo antes que se converta dos seus caminhos, e viva?” (Ezequiel 18:23).
Não importa em qual cidade você vive, se existirem servos de Deus nela, mesmo que em pequena quantidade, ela receberá bênçãos do Céu. Você não tem como responder pelos outros. O que você precisa fazer é se preocupar em ser parte do grupo daqueles que amam Jesus de coração e demonstram isso na vida prática. Sempre que puder, influencie outros a tomarem a mesma decisão.
Sua cidade precisa que você seja um fiel servo de Deus. Você já pensou que suas escolhas poderão trazer grandes benefícios para seus vizinhos e colegas de classe? Portanto, entregue-se a Deus. Muitas pessoas serão abençoadas por sua decisão.