Quarta-feira
31 de agosto
Cidade sem cemitério
Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou. Apocalipse 21:4

Certa vez, eu (Ailton) visitei a casa de uma tia que morava literalmente em frente a um cemitério. Embora o lugar fosse tranquilo (os vizinhos não incomodavam!), confesso que não me sentia à vontade durante o tempo que passei lá. Naquela época, eu era adolescente, e a minha cabeça estava cheia de superstição. 

São pouquíssimas as cidades que não possuem um cemitério. Pacaraima, no estado de Roraima, fronteira com a Venezuela, é uma delas. Seu solo é inapropriado para sepultamento de corpos humanos. Quando alguém morre na cidade, o sepultamento é feito em outro lugar. Sempre que eu passava por lá, me lembrava de uma promessa maravilhosa da Bíblia. A Nova Jerusalém também não terá cemitério. E o motivo não é o mesmo de Pacaraima. O solo da Cidade de Deus não tem nenhum problema. A razão é outra: os habitantes dela nunca morrerão. 

A Nova Jerusalém será coberta de pedras preciosas e revestida da glória do Cordeiro. Ali não haverá nada de impuro nem de mal. Nenhum ganho terreno pode se comparar à felicidade eterna que desfrutaremos naquele lugar. Não apenas não haverá cemitérios lá, mas tudo que se identifica com dor, sofrimento, lágrimas, angústia, doença e morte desaparecerá. 

Lá não haverá hospitais nem prisões. Não haverá pandemias, roubos ou assassinatos. Não haverá cortejos, cerimônias fúnebres nem homenagens póstumas. Todos os salvos viverão eternamente felizes e livres de qualquer ameaça de morte. Poderemos andar pelas ruas daquela cidade a qualquer hora do dia sem nos preocuparmos com a segurança. Todos os policiais e militares aposentarão seus uniformes e desfrutarão a segurança que Deus promete estabelecer, pois não haverá confrontos nem criminalidade. 

Você deseja morar nesse lugar? Você tem se preparado para habitar nessa grande cidade? Jesus foi preparar um lugar ali para cada um de nós. Prepare-se! Logo estaremos em nosso novo lar.