Na hora de tomar uma decisão importante, é essencial que todos os detalhes envolvidos estejam claros. Decidir sem saber ao certo o que está em jogo é como dar um tiro no escuro. As consequências podem ser trágicas.
No versículo de hoje, Jesus apresenta o Espírito Santo como o enviado do Céu com o propósito de esclarecer, argumentar e convencer o ser humano de que ficar ao lado de Deus é a melhor coisa a fazer. Sem a atuação dele, ficamos perdidos, influenciados apenas por nossas tendências erradas e pelas tentações.
Diferentemente do inimigo, que usa sedução e engano, Deus sempre joga limpo conosco e esclarece todas as variáveis envolvidas na decisão de segui-lo ou não. Em Apocalipse 14:6, por exemplo, vemos com clareza o método divino de convencimento. Diz o texto: “Vi outro anjo voando pelo meio do céu, tendo um evangelho eterno para pregar aos que se assentam sobre a terra” (ARA, itálico acrescentado). O verbo “pregar” é a tradução do termo grego evangelizo, cujo sentido tem que ver com a ideia de proclamação clara, anúncio, apresentação e explicação.
É dessa forma que Deus trabalha. Ele não induz nem seduz as pessoas à aceitação de seu ponto de vista. Ele apresenta com clareza a verdade e usa meios que possibilitam a tomada de decisão racional.
Além disso, dá tempo para que todas as variáveis envolvidas sejam analisadas. Não há “letras pequenas” na proposta de aliança de Deus com a humanidade, muito menos estratégias midiáticas e marqueteiras para enganar as pessoas, levando-as a fazer o que não fariam se estivessem atentas. Ao contrário, a orientação divina vai sempre na direção de estimular a vigilância e a consideração dos custos do discipulado.
Muitas pessoas rejeitam a Palavra de Deus porque não estão dispostas a ouvir com clareza o preciso diagnóstico divino, que revela a podridão do coração humano e aponta para a necessidade urgente de cura espiritual. Infelizmente, muitos preferem viver iludidos com a fantasia de que podem ser felizes longe de Deus e, sem perceber, definem sua situação de perdição eterna.
Ouça hoje a clara voz do Espírito Santo, que fala por meio das Escrituras, e resolva seguir suas orientações. Com a Palavra de Deus no coração, você pode estar seguro de que tomará sempre as melhores decisões.