Segunda-feira
26 de novembro
Cobertores de…
Bem-aventurados os que choram, pois serão consolados. Mateus 5:4

– Quando você está se sentindo muito triste, qual é a melhor coisa que eu poderia fazer para confortá-lo? – perguntei a cada um dos meus filhos.

– Preparar uma xícara bem grande com chocolate quente!

– É só você me ouvir e depois me dar um abraço apertado.

– Esfregar bem as minhas costas.

– E você? Do que você gosta quando está triste? – perguntou minha filha.

– Deixe-me pensar. Um pouco de ajuda extra, um abraço, fazer uma coisa engraçada, saber que alguém ora por mim. Geralmente, eu apenas me imagino recebendo um abraço de Deus, enquanto Suas lágrimas se misturam com as minhas. Então, posso ouvir Seu coração batendo com amor por mim e por todas as pessoas do mundo.

Como terapeuta de família, frequentemente vejo famílias que passam por tempos realmente difíceis. Todos se sentem tristes e, às vezes, sozinhos, porque ninguém tem a energia emocional para consolar mais alguém. Então, nós fazemos “cobertores de conforto”. Cada pessoa da família tem uma pilha de quadrados de papel, e os quadrados de cada pessoa são de uma cor diferente da dos outros. Todos escrevem nos seus quadrados coloridos algumas das maneiras pelas quais eles gostariam de ser confortados. Depois colamos todos em uma grande folha de papel… para fazer um pôster que pode ser levado para casa. Espera-se que seja um lembrete para se confortarem uns aos outros da maneira como a outra pessoa mais aprecia. Também conversamos sobre as coisas que as pessoas fazem para nos deixar ainda mais tristes e solitários – como, por exemplo, falar sobre seus próprios problemas, criticar-nos por não sermos mais otimistas, não escutar realmente quando lhes contamos sobre o que estamos passando.

Quem são as pessoas que você conhece e que possam estar passando por um período de tristeza exatamente agora? O que você poderia fazer que fosse reconfortante? Ser boa ouvinte; entristecer-se com elas (Romanos 12:15), levá-las para dar uma saída de um dia, fazer com elas algo que seja apreciado, mandar um cartão ou telefonar. O que você escreveria em seu cobertor de conforto? Quais são as histórias e os versos bíblicos que a confortam e animam? Como você pode deixar que outra pessoa saiba como ajudá-la a se sentir mais feliz e menos sozinha?

Querido Pai, por favor, ajuda-me a compartilhar com outra pessoa hoje o Teu amor e conforto que me concedes e dos quais ela precise experimentar. Amém.

Karen Holford