Meio vegetal e meio animal, meio planta e meio bicho, o cogumelo tem 90% de água e 10% de membranas ricas em celulose e quitina. Mesmo assim, ele não saiu de nenhum projeto de ficção científica. A celulose é vegetal, mas a quitina faz parte da pele do ser humano e dos insetos. Um cogumelo é um fungo que virou fruto. Brota na grama, em pedaços de madeira podre. Calcula-se que existam em torno de 1,5 milhão de espécies de fungos no mundo todo, mas até agora só 69 mil foram descritas. Dessas, 2.500 estão no Brasil. São difíceis de classificar, pois têm vida curta.
Alguns cogumelos são macios e deliciosos. Outros são duros e amargos. Mas há também os que são venenosos e ainda os que funcionam como alucinógenos. É o caso do fungo que cresce no centeio, o clavicaps purpurea, que dá origem ao LSD, uma droga alucinante que leva seus usuários à loucura e ao suicídio.
Qualquer tipo de droga, LSD, crack ou maconha, faz mal à saúde e diminui o desempenho nos esportes e nos estudos. Além disso, quem se droga não é feliz. Confira os mitos e a realidade das drogas:
Mito: Tudo bem usar drogas se você for um cabeça fria.
Realidade: Sob a influência da droga é fácil perder o controle.
Mito: Posso experimentar apenas uma vez e depois parar.
Realidade: Algumas pessoas usaram uma vez e nunca mais o fizeram. Mas… milhares de pessoas hoje, totalmente dependentes, começaram com a ideia de experimentar uma única vez.
Mito: A primeira dose sempre vem de um traficante.
Realidade: A maioria recebe a primeira droga de um “amigo”.
O comércio de drogas é um dos mais lucrativos, e o traficante é o único que ganha alguma coisa com isso. O viciado perde e perde feio. Quase sempre o grande traficante não usa drogas. Ele precisa ter saúde para gastar o dinheiro que ganha destruindo a vida dos outros. Ser um da turma, vontade de experimentar, expandir a mente, fugir dos problemas ou procurar novas sensações, são alguns dos motivos apresentados pelos usuários de drogas. Essas desculpas envolvem sempre uma tentativa de mudar, de algum modo, o que a pessoa é na realidade. Mas Cristo pode dar a sabedoria para enfrentar o maior desafio: ser você mesmo e encarar a vida como ela é, sem fantasias e com prudência.