As bibliotecas sempre foram os centros culturais da humanidade e, com a tecnologia atual, seu acervo estará mais acessível do que nunca, desde que as pessoas tenham acesso à internet. A Biblioteca Britânica, por exemplo, já fechou um acordo com o Google para digitalizar 250 mil livros de seu acervo, totalizando 40 milhões de páginas datadas de 1700 a 1870.
Apesar da Era Digital e da popularidade dos e-books, os livros físicos ainda mantêm seu charme. Países mais desenvolvidos seguem dando atenção especial às bibliotecas, pois nelas está preservada a história do povo e a identidade da nação.
O poeta Castro Alves escreveu um belo poema sobre os livros que diz: “Bendito aquele que semeia livros, livros a mão cheia, e faz o povo pensar. O livro caindo n’alma é chuva que faz a palma, é água que faz o mar.”
A seguir, está o ranking atual das três maiores bibliotecas do mundo:
Biblioteca do Congresso em Washington – tem 167 milhões de itens catalogados, sendo 32 milhões de livros, 61 milhões de manuscritos e 22 mil exemplares recebidos diariamente.
Biblioteca Britânica em Londres – possui 150 milhões de itens catalogados, sendo 30 milhões de livros e 3 milhões de novos itens adicionados a cada ano.
Biblioteca Pública de Nova York – com mais de 55 milhões de itens catalogados, essa é a segunda maior biblioteca dos Estados Unidos e a terceira do mundo.
No Brasil, a Biblioteca Nacional, localizada no Rio de Janeiro, possui um acervo de 9 milhões de peças, incluindo não apenas livros, mas também fotos, desenhos, jornais, manuscritos, partituras, entre outros. Ela é considerada o maior acervo cultural da América Latina.
Foi para comemorar a fundação da Biblioteca Nacional que o governo brasileiro decretou o dia 29 de outubro como o Dia do Livro e do Incentivo à Leitura. Que momento apropriado para enaltecer a Bíblia, cujo nome significa “coleção de livros”, a maior biblioteca de todos os tempos! Leia esse livro diariamente e você será sábio e feliz.