De tão pequeno, o colêmbolo chega a se confundir com o ambiente. Mistura-se entre as folhas das plantas nos campos e nos gramados, como um pontinho marrom de dois milímetros apenas. Em cima de uma tampinha de garrafa, dá para colocar cerca de 40 deles. O colêmbolo vive no mundo inteiro e só come folhas. Se a oferta for grande, ele dá preferência ao feijão e à ervilha. Na falta desses, contenta-se com um boa salada de musgos.
Como todo inseto, tem seis pernas, sempre usadas em situações normais. Nas emergências, ele salta como um canguru. O colêmbolo é equipado com um sistema de mola que se localiza na parte inferior do abdômen. Quando precisa pular, ele solta a mola e se projeta no ar. O número de colêmbolos é muito grande, pois cada fêmea põe até 120 ovos por vez. Em dois meses, os filhotes já estão prontos para ser pais. Em um ano, podem surgir cinco gerações. Isso seria como nascer no mesmo ano de nossos tataravós.
Não fosse a capacidade reprodutiva dos colêmbolos, eles desapareceriam em pouco tempo. Um adulto vive cerca de 15 dias. Contando a partir do ovo, sua vida inteira não passa de dois meses e meio. Eu e você precisamos de nove meses no útero de nossa mãe.
Os primeiros homens e mulheres viviam muito mais tempo do que os homens e mulheres de hoje. Alguns 700, outros 800 e até 969 anos (Matusalém), o que mais viveu na Terra. Deus cortou o acesso de Adão à árvore da vida para que ele, sua mulher e os seus filhos não vivessem para sempre em pecado. Então, lentamente, houve uma queda nos anos de vida.
Nos dias de Moisés, a vida do ser humano já havia perdido um zero. Não mais 800, mas 80. E caiu ainda mais. No século 19, chegamos aos 40. Mas a medicina do século 20 trouxe novas esperanças. Agora já se acena com uma média de vida ao redor dos 70 e 80 anos de idade. Mas há até quem fale em 130 anos. Deus é eterno. Nós somos passageiros no grande avião do tempo, um avião supersônico cuja velocidade ultrapassa a barreira do som. Peça hoje a Deus o que Moisés pediu: “Ensina-nos a contar os nossos dias, para que o nosso coração alcance sabedoria” (Salmo 90:12). Passe o dia com Jesus.