Domingo
16 de dezembro
Com outra moeda
Não responda ao insensato com igual insensatez, do contrário você se igualará a ele. Provérbios 26:4

Certa vez, tive que participar da resolução de um problema entre dois alunos, um novato e um veterano. O que estava acontecendo era que o aluno mais antigo estava incomodando o recém-chegado com apelidos e ameaças.

O motivo pelo qual o veterano estava incomodando o novato era porque ele mesmo, quando era novato, tinha sofrido algum tipo de pressão psicológica. Nas palavras dele: “Eu estou apenas fazendo o que fizeram comigo.”

Existem pessoas que escolhem pagar o mal com o mal, fazendo com o outro exatamente o que sofreram, ou pior.

Pagar com a mesma moeda não nos ajuda em nada; ao contrário, apenas nos faz tão ruins quanto quem nos prejudicou de alguma forma.

Jesus ensinou um caminho diferente: “Se alguém lhe der um tapa na cara, vire o outro lado para ele bater também. Se alguém tomar a sua capa, deixe que leve a túnica também” (Lucas 6:29, NTLH). Nesse e em muitos outros textos, o Senhor fala de como devem se comportar os súditos do reino celestial. Mas Jesus não ensinou sobre esse assunto apenas falando. Ele demonstrou por meio de atitudes ao longo de toda Sua vida aqui.

O Senhor amou os fariseus e saduceus que O perseguiam, ofereceu alívio para romanos que oprimiam Seu povo, tentou salvar todos os Seus inimigos e, na cruz, pediu que Deus perdoasse Seus algozes.

Aqueles que receberam a salvação em Cristo e, por isso, fazem parte do reino de Deus, nunca planejam pagar o mal com o mal. Pelo contrário, mesmo recebendo prejuízos, tentam levar benefícios a quem os prejudica. Decida hoje ser como Cristo e devolva apenas com a moeda do bem.