Sexta-feira
24 de fevereiro
Como arrumar a cama
Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que O amam, dos que foram chamados de acordo com o Seu propósito. Romanos 8:28, NVI

Lembro-me como se fosse ontem de mim discutindo com meu pai sobre como arrumar a cama. Você precisa saber: meu pai era a pessoa não militar mais militar que eu conhecia. Primeiro, a cama tinha que ser completamente despida e tudo tinha que ser puxado e dobrado firmemente. Se você prestasse atenção, conseguiria ouvir a cama gritar: “Por favor, não me puxe e não me estique mais!” Papai queria conseguir fazer uma moeda pular no colchão bem arrumado. A moeda precisava se transformar em uma ginasta, fazendo todos os tipos de saltos e truques. Eu não via nenhum problema na cama se transformar em um trampolim, mas simplesmente não concordava com a forma como chegávamos ao produto final.

Eu também não tinha nenhum problema em mostrar ao meu pai uma maneira diferente de arrumar a cama. Em vez de remover todos os lençóis e cobertas, eu apenas puxava tudo com muita força e depois enfiava a mão embaixo, puxava, dobrava e puxava novamente, até aquela moeda quicar como uma bola! Fiquei tão orgulhosa quanto qualquer criança de oito anos poderia ficar. No meio de minha celebração, fui parada pelo olhar muito preocupado e confuso de meu pai. Ele disse essas palavras que mudaram a forma como eu faço as coisas até hoje: “Reneé, arrumar a cama não tem que ver com o acabamento, e sim com o processo.”

A rainha Ester compreendeu o processo. Quando a vida de seu povo dependeu de cada movimento dela, ela não foi direto ao rei para pedir ajuda. Em vez disso, ela orou e jejuou por três dias, vestiu suas vestes reais e então se apresentou diante do rei. Mesmo ele tendo afirmado: “Peça o que você quiser, até mesmo a metade do meu reino”, ela não se apressou para pedir a cabeça de Hamã, seu inimigo. Em vez disso, ela convidou o rei e Hamã para um banquete. Ester entendia a cultura do Oriente Médio e sabia que seria muito ofensivo chegar imediatamente ao cerne de qualquer assunto. Eles sempre fazem rodeios, conversam sobre o clima, suas respectivas famílias e talvez sobre os assuntos atuais, até que finalmente possam abordar o problema com tato. Ela sabia que seria rude perguntar abertamente sobre o que ela queria. Deus salvou os judeus porque Ester seguiu o processo correto.

Algumas de nós podem se identificar com a expressão: “Eu quero isso agora e quero rápido.” Quando somos tentadas a ser impacientes, lembremo-nos de que todas as coisas cooperam para o bem (Romanos 8:28). Isso significa todas as partes do processo, não apenas quando a moeda pula e dá cambalhotas.

{ D. Reneé Mobley }