O conhecimento de Deus envolve um paradoxo: Ele, por Sua imensidade, não pode ser conhecido, mas precisamos conhecê-Lo para sermos salvos. Jó pergunta retoricamente: “Será que você pode desvendar os mistérios de Deus ou descobrir a perfeição do Todo-Poderoso?” (Jó 11:7). O salmista acrescenta: “O Seu entendimento não se pode medir” (Sl 147:5).
Por outro lado, o que fazemos com João 17:3 e a declaração de Paulo de que devemos crescer “no conhecimento de Deus” (Cl 1:10)? A solução é relativamente simples: se o ser humano sozinho não pode conhecer a Deus, então Deus Se revela. Ele Se diminui para ficar ao nosso alcance. Veja três maneiras básicas de Deus Se revelar:
1. Natureza: O salmista descreve: “Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das Suas mãos” (Sl 19:1). Paulo também afirma: “Os atributos invisíveis de Deus, isto é, o Seu eterno poder e a Sua divindade, claramente se reconhecem, desde a criação do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que Deus fez” (Rm 1:20).
2. Escrituras Sagradas: Se a natureza é a revelação geral de Deus, a Bíblia é a Sua revelação especial. Deus falou pelos profetas (Hb 1:1). A Bíblia é o referencial escrito do Seu caráter. Ela não esgota tudo sobre Deus, mas apresenta o essencial de Sua pessoa. Não é por inteligência que entendemos isso, mas por revelação do Espírito Santo.
3. Jesus Cristo: A encarnação de Cristo foi a revelação máxima de Deus. Jesus disse: “Ninguém conhece o Filho, a não ser o Pai; e ninguém conhece o Pai, a não ser o Filho e aquele a quem o Filho O quiser revelar” (Mt 11:27). Jesus é o retrato fiel de Deus, a melhor demonstração de quem Ele seria. Por isso, afirmou: “Eu e o Pai somos um” (Jo 10:30), e “quem vê a Mim vê o Pai” (14:9).
Entretanto, não basta conhecer a Deus teoricamente. É preciso se relacionar com Ele. No pensamento bíblico, “conhecer” envolve mais do que saber fatos. Não é algo que se alcança apenas por meio da leitura de um livro ou uma pesquisa. Embora essas coisas tenham seu valor, o verdadeiro conhecimento de Deus vem através de um relacionamento pessoal e amoroso com Ele. Você sente que realmente conhece a Deus?