Segunda-feira
27 de agosto
Como construir um altar
Ele assim fez para que todos os povos da terra saibam que a mão do Senhor é poderosa e para que vocês sempre temam o Senhor, o seu Deus. Josué 4:24

Foi outro dia empolgante para Israel. Uma geração mais jovem testemunhara a miraculosa parede de água retendo o rio Jordão, enquanto seus pais haviam visto a mesma coisa na travessia do Mar Vermelho, muitos anos antes. Certamente, como Deus havia prometido, milhares de pés caminharam através do leito do rio sobre o chão seco! Que emoção!

Deus pretendia que a geração seguinte também soubesse desse dia milagroso, e instruiu Josué a convocar um homem forte de cada tribo para carregar uma pedra enorme do meio do rio Jordão. Ali, os sacerdotes haviam permanecido, segurando a arca, enquanto os israelitas e os rebanhos passavam. Assim que os sacerdotes com a arca e os doze homens com as grandes pedras estavam seguros no lado oeste do Jordão, o rio voltou a correr.

Os israelitas acamparam em Gilgal, e ali Josué dispôs as doze pedras grandes em forma de um altar que permanecesse para o futuro. Esse recurso visual permanente ali estava para que a geração seguinte fosse inspirada com o milagre realizado por Deus para conduzir aqueles escravos, do Egito para a Terra Prometida.

Sua casa tem alguns lembretes de como Deus tem guiado sua vida, tanto para fortalecer sua fé como para dar a seus filhos algo para incentivar sua jornada de fé? Aqui estão algumas sugestões para a edificação do seu altar pessoal.

1. Anote experiências significativas que você já teve. Relacione a sequência de eventos nos quais você pôde ver a mão de Deus e como Ele resolveu um problema específico. Ou marque importantes encontros com Deus ao ler a Bíblia. Eu leio a Bíblia com caneta e régua à mão, para sublinhar versos especiais à medida que o Espírito Santo me impressiona. É fácil lê-los de novo e ser abençoada outra vez.

2. Escreva nomes à margem da Bíblia quando você se sentir impressionada a orar por amigos e familiares. Procure, também, objetos em sua casa que a fazem lembrar de alguma notável experiência espiritual; assim, quando limpar ou tirar o pó desses objetos, seu coração se aquecerá outra vez.

Não deixe seu “altar” escondido. Faça questão de partilhar sua jornada de fé. E cada lembrete enriquecerá sua experiência!

Roxy Hoehn