Terça-feira
25 de setembro
Como devemos orar?
O Senhor detesta o sacrifício dos ímpios, mas a oração do justo O agrada. Provérbios 15:8

“A oração é o abrir do coração a Deus como a um amigo. Não que seja necessário, a fim de tornar conhecido a Deus o que somos; mas sim para nos habilitar a recebê-Lo. A oração não faz Deus baixar a nós, mas eleva-nos a Ele” (Caminho a Cristo, p. 93). A verdade expressa nessa citação deve ser compreendida e guardada no mais íntimo de nosso ser.

Algumas pessoas têm dificuldade de orar porque não sabem como falar ou o que falar enquanto oram. Então, qual a melhor resposta para a pergunta: O que falar na oração? A melhor resposta é: o que você quiser. Não é assim que fazemos com nossos amigos? Conversamos sobre tudo. É por isso que somos amigos.

Em 2012, passei um período na África fazendo uma série de evangelismo. O país em que estava, Moçambique, tem como língua oficial o português; porém, as pessoas mais velhas entendiam apenas o dialeto local, o shangana. Por isso, eu tinha um tradutor comigo. Tudo o que eu falava, ele traduzia. Ele era muito dinâmico e rápido na tradução.

Uma coisa, entretanto, começou a me intrigar. Ele traduzia tudo o que falava, menos minha oração. Quando eu começava a orar, ele se calava. Fiquei curioso por alguns dias, até que não resisti e perguntei ao ancião da igreja por que a oração não era traduzida. A resposta me envergonhou: “Pastor, ele não traduz a oração porque Deus entende.”

É óbvio que uma oração pública também envolve quem está ouvindo, mas, acima de tudo, orar é falar com Deus. Se Ele entender já é suficiente. “Deus entende.” É isso! Não precisamos complicar as palavras para impressioná-Lo nem disfarçar nossos sentimentos para que Ele não perceba. Apenas devemos abrir o coração e falar com Ele como falamos com os amigos, com sinceridade e transparência. Esse é o segredo da oração eficaz. Se agirmos assim, nunca mais consideraremos a oração uma coisa chata e monótona.

Jesus Cristo disse: “Já não os chamo servos […]. Em vez disso, Eu os tenho chamado amigos, porque tudo o que ouvi de Meu Pai Eu lhes tornei conhecido” (João 15:15). A melhor forma de estreitar essa amizade é conversando. Faça isso cada dia mais e seja íntimo de Deus.