O patriarca Jó indaga: “Onde se achará a sabedoria? E em que lugar estará o entendimento?” Então se apressa em declarar: “O ser humano não conhece o valor da sabedoria, e ela não se encontra na terra dos viventes. […] Deus lhe entende o caminho, e Ele é quem sabe o seu lugar” (Jó 28:12, 13, 23). Sim, a sabedoria é um atributo divino (Is 28:29), e Deus quer compartilhá-la com Seus filhos.
Tiago aconselhou: “Se […] algum de vocês necessita de sabedoria, peça a Deus, que a todos dá com generosidade, […] e ela lhe será concedida” (Tg 1:5). Porém, quando pedir, considere que o modo e o tempo de Deus responder a esse pedido e a tantos outros podem não coincidir com o que desejamos. Isso ocorre porque Deus consegue perceber o que nós não conseguimos. Ele sabe tudo que está envolvido e todas as coisas do presente e do futuro. Por isso, Sua decisão e Sua resposta são sempre melhores do que possamos imaginar.
Um modo de crescermos em sabedoria é nos tornando amigos de gente sábia, dispondo-nos a ouvir. Diz a Escritura: “Ouça os conselhos e receba a instrução, para que você seja sábio a partir de agora” (Pv 19:20). O pastor norteamericano Howard Hendricks orienta: “Sempre que estiver em companhia de gente que sabe mais que você, procure aprender com eles o máximo que puder e aproveitar-se bem do conhecimento que possuem. Deixe que eles falem e lhe passem tudo que sabem” (Ensinando Para Transformar Vidas [Belo Horizonte, MG: Betânia, 1991], p. 23).
Outra maneira de se tornar sábio é lendo escritos de sabedoria e meditando neles. Confúcio dizia que existem três métodos para obter sabedoria. O primeiro é a reflexão, o mais nobre. O segundo é a imitação, o mais fácil. E o terceiro é a experiência, o mais amargo. Na realidade, a mais importante sabedoria é aquela que nos torna sábios para a salvação pela fé em Cristo Jesus e que está à nossa disposição em um livro de sabedoria, as Sagradas Escrituras (2Tm 3:14, 15).
Para desenvolver sabedoria, precisamos reconhecer seu valor e desejá-la. Depois é necessário pedi-la a Deus e também buscá-la, procurando viver tudo que formos aprendendo.