Sexta-feira
20 de abril
Como se livrar do orgulho
Há seis coisas que o Senhor odeia, sete coisas que Ele detesta: olhos altivos [...]. Provérbios 6:16, 17

A Bíblia sempre indica soluções para o problema do pecado. Hoje, apresentarei dicas inspiradas para evitar que o orgulho tome conta da vida. Em primeiro lugar, saiba exatamente quem você é. O apóstolo Paulo escreveu: “Ninguém tenha de si mesmo um conceito mais elevado do que deve ter; mas, ao contrário, tenha um conceito equilibrado, de acordo com a medida da fé que Deus lhe concedeu” (Romanos 12:3). Saber quem somos e quem não somos é um antídoto contra os olhos altivos.

Em segundo lugar, você deve tratar os outros com igualdade. O convite bíblico nos diz que devemos amar o próximo como a nós mesmos (Marcos 12:33). Perceba que os nossos irmãos não estão nem acima nem abaixo de nós. Somos iguais.

Um dos pontos fracos do orgulhoso é querer sempre ser glorificado pelo que faz. A Bíblia nos ajuda com esse ponto também: “Contudo, quem se gloriar, glorie-se no Senhor, pois não é aprovado quem a si mesmo se recomenda, mas aquele a quem o Senhor recomenda” (2 Coríntios 10:17, 18).

A quarta dica inspirada para fugir do orgulho é se colocar em uma posição humilde. As Escrituras atestam: “E o que a si mesmo se exaltar será humilhado; e o que a si mesmo se humilhar será exaltado” (Mateus 23:12). O apóstolo Pedro completa esse pensamento nos dizendo qual a atitude mais acertada para um cristão: “Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que, a seu tempo, vos exalte” (1 Pedro 5:6, ARC).

A humildade, que é o contrário do orgulho, não é encontrada naturalmente em nós. Porém, a Bíblia nos apresenta a fonte inesgotável dessa virtude, da qual podemos nos alimentar sempre que precisarmos. Somente a comunhão com Deus nos fará pessoas humildes. O próprio Jesus nos aconselhou: “Aprendei de Mim que sou manso e humilde” (Mateus 11:29, ARC).

Embora tivesse todas as honras possíveis no Céu, o Mestre Se fez homem. Nasceu de forma humilde, viveu com simplicidade, nunca rebaixou pessoa alguma, sempre tratou a todos com respeito, jamais promoveu a exaltação própria.

O ódio de Deus contra os olhos altivos é perfeitamente entendido porque esse mal tirará muitos de Seus filhos do Céu. Por isso, devemos fugir do orgulho. Mas isso só será possível se mantivermos comunhão com Cristo. Apenas Nele está a fonte da verdadeira humildade. Portanto, ligue-se a Ele hoje e a cada dia de sua vida.