Imagine que um dos pneus do seu carro furou. Já é tarde. Estrada deserta. Mas tem sinal de celular. Você liga para um amigo e pede socorro. Mas, do outro lado da linha, você ouve um pedido de desculpas sincero, acompanhado da frase “fica com Deus”. Você desliga o telefone e pensa: “Estou sozinho.”
Agora imagine que você foi ao hospital por conta de um mal-estar qualquer. Lá descobre que vai precisar passar a noite internado, em observação. Pega o telefone e liga para um amigo perguntando se ele pode passar a noite com você. Ele fica muito triste, diz que está fora da cidade, mas faz uma oração com você ali ao telefone. No final da ligação, ele diz: “Não se preocupe! Fica com Deus.” Você encerra a chamada e pensa: “Pronto, fiquei sozinho.”
Há uma verdade ilustrada nessas duas situações. É uma fórmula básica da existência humana: uma pessoa sozinha + Deus = uma pessoa sozinha. Mentira?
“Não é bom que o homem esteja só” é o que está escrito em Gênesis 2:18. Foi Deus quem disse isso. Não foi Adão depois de perceber os animais em pares e se sentir deslocado. Esse foi um diagnóstico divino. A solidão identificada já no segundo capítulo da Bíblia é um tipo de solidão acompanhada. Adão estava com Deus e cercado por animais. Mas, de acordo com o Eterno, ainda assim continuava só. E é verdade. Os animais eram diferentes de Adão. Deus também. Igual ao homem não havia ninguém. Não existia nenhum ser idêntico a ele. É por isso que pessoas precisam de Deus, mas pessoas também precisam de pessoas.
Aliás, é por meio das pessoas que a nossa relação com Deus também acontece. Servimos a Deus servindo às pessoas. Amamos a Deus amando pessoas. Ouvimos a Deus ouvindo pessoas. O contrário também é real: Deus nos ama, fala conosco e nos abençoa por intermédio das pessoas à nossa volta. O fio que nos conecta a Ele passa inevitavelmente pelo outro. Fomos criados assim.
Hoje quero desafiar você a fazer a seguinte oração: “Senhor, coloca-me no caminho de uma pessoa que se sente sozinha. Quero ser a Tua voz, os Teus ouvidos e o Teu abraço para quem precisa de um encontro Contigo. Hoje quero ser o ponto-final para a solidão de alguém.”
Amém?