Segunda-feira
20 de novembro
Completamente de Deus
Faço isso para que, de fato, eles também sejam completamente teus. João 17:19

As redes sociais deram voz para qualquer pessoa. A democracia da opinião é uma das mais marcadas características da interatividade na cibercultura. As postagens mais diversas estão abertas para reações, e os posicionamentos sobre temas polêmicos ou não infestam as timelines mundo afora.

Motivados pela aparente discrição de escrever escondidos atrás de um teclado e uma tela, muitos assumem posicionamentos bem diferentes do que teriam coragem de assumir na vida real. E o pior: o suposto anonimato da web incentiva agressões verbais, calúnias e difamações. “Mascarados” pela rede, muitos destilam ódio com ataques de violência verbal, “trolagens” e destruição da reputação alheia.

Um caso exemplar dos efeitos terríveis do comportamento de massa visto nas redes sociais foi o que aconteceu com Justine Saco. No dia 20 de dezembro de 2013, em uma série de piadas no Twitter, ela publicou a infeliz declaração, momento antes de voar de Nova York para a Cidade do Cabo: “Indo para a África. Espero que não pegue Aids. Brincadeira. Sou branca!”

Durante o voo, sem ela saber, sua publicação viralizou, e ela foi para os trending topics do Twitter. A infeliz mensagem preconceituosa, destinada para os 200 seguidores dela no Twitter, foi encaminhada para um site de humor, que tratou de tornar mundial a frase da executiva. Ela perdeu o emprego e a reputação. O pedido de desculpas dela em seguida não foi suficiente para minimizar os efeitos terríveis que a repercussão de sua postagem trouxe.

Comportamentos como a frase irresponsável de Justine jamais devem fazer parte das incursões dos cristãos nas redes sociais. Uma oportuna paráfrase do texto de Efésios 4:29, contextualizada para a interatividade digital, poderia ser:

“Que seus dedos não teclem nenhuma palavra infame, obscena e repugnante, mas unicamente o que for para edificação, conforme a necessidade; e, assim, transmita graça aos que leem, ouvem e veem.” Ao usar a internet hoje, faça cumprir em sua vida a oração de Jesus e seja completamente de Deus!