O verso de hoje nos lembra que é necessário confiar a vida aos cuidados de Deus. Somente o Eterno merece nossa confiança plena. Os que confiam Nele não se abalam. Nos dias do salmista, as pessoas confiavam nas próprias forças, na grandeza de seus exércitos, na quantidade de suas armas, em seus cavalos, etc. Hoje não é diferente. As pessoas buscam segurança em blindagem de carros, câmeras de segurança, seguros de vida e coisas do tipo. Nada disso é errado, mas o salmista mostra que o povo de Deus vive em total segurança, como uma montanha inabalável.
O autor do salmo compara essa confiança com o monte Sião. Esse lugar era um forte que ficava na cidade de Jerusalém. Quando o rei Davi conquistou a fortaleza dos jebuseus, Sião ficou conhecida como a Cidade de Davi (2Sm 5:7, 9). Na Bíblia, Sião ganhou um significado simbólico cada vez maior. O templo de Salomão foi construído em suas imediações e passou a ser identificado por meio do nome da fortaleza. Às vezes, Sião é usado como sinônimo de Jerusalém. Sião era aonde os judeus iam para estar na presença de Deus. Na eternidade, todos os salvos morarão no monte Sião (Hb 12:22, 23).
A Bíblia diz claramente que a condição para não sermos abalados é confiar no Senhor. Contudo, todos passamos por momentos na vida em que somos tentados a desconfiar de Deus. De um momento para outro, as coisas parecem sair do controle. De repente, tudo o que nos traz segurança se torna movediço. Nesses momentos, temos que decidir: Vamos confiar em Deus ou no mundo?
O salmista deseja que compreendamos que, quando confiamos em Deus, temos um alicerce forte que não se abala. Uma das tarefas mais difíceis de nossa caminhada com Deus é abrir mão do controle. Como podemos ter certeza de que Ele vai cumprir o que prometeu? Será que realmente podemos colocar nossa confiança em Deus? A resposta está no monte de Sião. Esse é um monte que não se abala.
O que aconteceu no monte Sião? Nele, um Carpinteiro judeu foi morto e sepultado. Mas hoje a tumba está vazia. A Bíblia garante que podemos colocar nossa confiança no Senhor Jesus. Jamais seremos abalados!