Hoje em dia, é muito comum o comércio pela internet. O volume de compras e vendas é gigantesco; mas nem todas as páginas são de confiança. Esse é um alerta recorrente das autoridades da área.
Antes de comprar algo pela web, é preciso conferir se o site tem um bom histórico de vendas. Não se pode confiar irrestritamente em qualquer página. Esse fato, no entanto, não é motivo para rejeitarmos todos os sites e pararmos de fazer compras on-line. Com calma e informações prévias, é possível ter segurança para fazer negócios na rede mundial de computadores.
Fora do mundo digital, também é preciso termos cuidado com o nível de confiabilidade das pessoas e instituições com as quais nos relacionamos. Como no caso das compras on-line, em nosso dia a dia, devemos evitar, a qualquer custo, a confiança exagerada e a desconfiança desproporcional.
Não podemos negar que existem muitos motivos para termos receio de confiar nas pessoas; os exemplos ruins, porém, não podem ser pretextos para simplesmente deixarmos de confiar em qualquer indivíduo. O fato de termos sido traídos uma vez por alguém também não deveria ser motivo para decidirmos não mais confiar em ninguém. As pessoas são diferentes e podem mudar, inclusive quem traiu.
Jesus sabia que algumas pessoas não seriam confiáveis e, por isso, aconselhou Seus discípulos assim: “Eu os estou enviando como ovelhas entre lobos. Portanto, sejam astutos como as serpentes e sem malícia como as pombas” (Mateus 10:16). Prudência é a palavra de ordem. Não devemos confiar demais nem desconfiar excessivamente.
No entanto, existe uma pessoa que é completamente confiável e que nunca nos trairá: Deus. O salmista declarou: “É melhor buscar refúgio no Senhor do que confiar nos homens” (Salmo 118:8). O profeta Isaías disse: “Confiem para sempre no Senhor, pois o Senhor, somente o Senhor, é a Rocha eterna” (Isaías 26:4).
No Senhor, podemos fundamentar a vida na certeza de que Ele nunca falhará. Deus não muda e não pode ser levado ao sabor das circunstâncias. Ele é eterno e assim também é Sua Palavra.
Por isso, confie totalmente em Deus e peça ajuda a Ele para seus relacionamentos. Assim, você será feliz e navegará seguro pela rede da vida.