Quarta-feira
14 de fevereiro
Conquistada pelo amor
Vem, mostrar-te-ei a noiva, a esposa do Cordeiro. Apocalipse 21:9, ARA

O namoro tem sido elevado à categoria de ciência em anos recentes. São muitos os livros e outros instrumentos para ensinar os inexperientes. Por exemplo, um blogueiro criou um acrônimo para aquilo que ele chamou “as cinco características da atração feminina”. Ele queria identificar concisamente quais seriam os traços de um homem que atraem as mulheres. As características eram estas: Aparência, Porte Atlético, Dinheiro, Poder e Status.

Essas características têm, sem dúvida, sido úteis para muitos homens que buscam uma mulher com intenção sensual. Será que isso funcionaria para conquistar uma mulher pura, um relacionamento de verdade?

Recentemente, estudei com atenção o livro do Apocalipse, enquanto trabalhava em um projeto musical chamado O Cordeiro Vence. Chego a crer que o tema central do livro é o romance entre o Cordeiro e a noiva. No livro, há uma batalha que desafia a morte, travada pelo Cordeiro para conquistar a afeição da noiva. Tem sido uma guerra lenta e angustiante – uma guerra fria, às vezes, travada em meio aos silenciosos desapontamentos do Noivo. Mas, por fim, Ele a conquista.

Achei esclarecedor o fato de que é só depois de ela entregar seu pleno afeto, depois de ela vestir-se “de linho fino, brilhante e puro” (Apocalipse 19:8), simbolizando sua pura dependência da justiça de Cristo, que Jesus retorna. Então o Cavaleiro no Cavalo Branco, em seu estilo de completo triunfo e máscula virtuosidade, retumba sua vitória sobre o inimigo. Assim, o que conquistou a noiva? Vejamos. Aparência: ela não contempla o Seu aspecto físico antes do casamento. Porte Atlético: um cordeiro não exibe muitos músculos. Dinheiro: a besta rival do Cordeiro ostenta muito mais dinheiro do que Ele. Poder: a besta parece ter mais poder. Status: Morrer numa cruz representaria status?

O Cordeiro conquista o coração da noiva com algo muito mais substancial  do que a pretensa lei da atração. Não é por acaso que Jesus chama a Si mesmo de “Cordeiro” mais de vinte vezes no Apocalipse. Refere-Se à característica de Sua Pessoa que, por fim, tem bom êxito em conquistar o coração da mulher:
o amor que se sacrifica. O Cordeiro conquista Sua noiva com base em Seu caráter amorável, e uma mulher conquistada pelo amor é uma mulher conquistada para sempre.

Jennifer Jill Schwirzer