Segunda-feira
31 de outubro
Conselhos
Filho meu, obedeça aos mandamentos de seu pai e não abandone a instrução de sua mãe. Provérbios 6:20

“Se conselho fosse bom não era dado, mas vendido.” Porém, caso estivesse à venda, já imaginou quanto um bom conselho custaria? E pelos ruins, quanto você pagaria? Seria um desperdício de dinheiro, não acha? Às vezes aceitamos orientações porque são de graça, mas esquecemos que tudo tem um preço. Querendo ou não, sempre há alguém por perto disposto a nos dar conselhos. Embora gostemos de pensar que agimos sempre por conta própria, nenhuma decisão é tomada no vazio. As opiniões, os comentários, conselhos e a influência daqueles que nos cercam, de uma forma ou outra, permeiam nossas escolhas. Por isso, quem não sabe distinguir os conselhos bons dos ruins cedo ou tarde acabará se atrapalhando na vida. 

Temos que ter bastante cuidado ao avaliar conselhos e opiniões de outras pessoas. Antes de nos expormos às ideias de alguém, precisamos ter certeza de que se trata de uma pessoa realmente sábia e fiel aos princípios da Palavra de Deus. No Salmo 1, Davi nos diz que um dos segredos da felicidade plena é não andar no conselho dos ímpios. A vida está cheia de histórias de fracassos motivados por “opiniões abalizadas”. Cuidado com isso. Precisamos nos voltar para aqueles que foram constituídos por Deus para orientar nossos passos. 

Em Provérbios 6:20, lemos que os conselhos de pais sábios, maduros e amorosos são valiosos; e não custam nada. Salomão nos orienta: “Amarre-os sempre junto ao coração; ate-os ao redor do pescoço. Quando você andar, eles o guiarão; quando dormir, o estarão protegendo; quando acordar, falarão por você” (Pv 6:21-25). O problema é que a maioria de nós só presta atenção ao conselho dos pais quando já é tarde demais! Por que tanta resistência e tanta demora? Não seria mais prudente segui-los desde cedo e fazer escolhas bem pensadas? 

Escolha hoje ouvir os conselhos da Palavra de Deus. Ela é uma fonte infindável de sabedoria; é, sem dúvida, luz para o caminho. A Bíblia dará a você, inclusive, os critérios certos para avaliar os conselhos humanos. Os bons conselhos são tesouros para a vida. Conforme ensina o sábio, quem segue o conselho de pais verdadeiramente cristãos saberá fazer boas escolhas na vida.