Sexta-feira
10 de dezembro
Consolados para consolar
Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, Pai das misericórdias e Deus de toda consolação, que nos consola em todas as nossas tribulações, para que, com a consolação que recebemos de Deus, possamos consolar os que estão passando por tribulações. 2 Coríntios 1:3, 4

Dois amigos haviam crescido juntos. Tornaram-se muito próximos por partilharem os mesmos gostos e interesses. Longe de Deus, viveram como quiseram. Um dia, uma doença fatal atingiu um deles, que foi hospitalizado. Os familiares se sensibilizaram e decidiram apoiá-lo em sua adversidade. Diante daquele quadro, o amigo também se disponibilizou a acompanhar os últimos dias do paciente. Quando o amigo percebeu que a morte se aproximava de seu colega, em um ato de solidariedade, disse: “Estou com você.” Querendo animá-lo, estendeu a mão e falou: “Segure firme.” Naquele momento, seu colega olhou com um ar de tristeza profunda e perguntou: “Segurar firme em quê?”

Segurar firme em quê? Que situação triste! Nos momentos difíceis da vida, onde está sua força? Em quem você encontra paz? Só é possível buscar refúgio em quem tem algo a oferecer, em quem tem domínio sobre a vida e a morte. Nos desafios do caminho precisamos de alguém que possa oferecer mais do que a vida pode nos dar.

Cristo é a fonte na qual podemos buscar consolo. Ao mesmo tempo, os que têm Jesus se transformam em canais de consolação. Como é bom ter palavras de vida para confortar os que choram! Como é bom compartilhar o evangelho, o amor de Deus e o perdão que Ele oferece aos que ainda não receberam a salvação! O ladrão na cruz percebeu que Jesus era diferente. Em sua última hora, reconheceu o Salvador e lhe disse: “ Jesus, lembra-Te de mim quando entrares no Teu Reino” (Lc 23:42). Sim, há esperança até o último instante!

Fiz uma canção para momentos de despedida, composta em parceria com o maestro Lineu Soares, cujo refrão aborda o potencial espiritual de quem anda com Deus e quer oferecer conforto a quem precisa: “Hoje a vida espera de nós / As canções que trazemos no olhar / O amor refletido na voz / E a paz que aprendemos cantar.” Seja, portanto, um instrumento nas mãos de Deus para levar paz àqueles que dela necessitam.

4