Eu estava terminando meu curso de mestrado no Reino Unido. Mas estava sentindo falta da minha casa, principalmente por causa da saudade do meu único filho. Assim, na tentativa de amenizar minha tristeza, eu falava dele sempre que possível.
Enquanto conversava com um de meus colegas numa clínica para diabéticos, enfatizei o quanto eu gostava de criar meu filho e depois comecei a lamentar o fato de ter tido apenas um filho. Meu colega ficou calado por um momento e depois me contou sobre o tempo que ele e sua esposa tentaram ter um filho e como foi difícil aceitar que seria impossível. Então, pedi desculpas.
No dia seguinte, outra colega me perguntou sobre meus fi lhos e sobre como eu estava lidando com a saudade. Respondi que sentia muita falta do meu filho. Então, ela perguntou se eu tinha “apenas um”. Respondi rapidamente que, embora tivesse tentado ter mais filhos, só havia conseguido ter um filho vivo. Contei a ela sobre uma condição médica que havia afetado minha capacidade de ter filhos e como aquilo me deixava triste. Fiquei surpresa com a resposta calma que ela deu. Ela disse:
– Você tem sorte, pois eu não consegui ter nenhum.
Tive vontade de abaixar a cabeça de tanta vergonha. Mais uma vez, pedi desculpas por ter sido insensível.
Saí do hospital naquele dia me sentindo cruel e ingrata. Em dois dias, conheci duas pessoas sem filhos – duas pessoas que, ainda assim, estavam alegres. Pensei em como devo ter magoado Deus ao lamentar constantemente o fato de ter apenas um filho. Eu tinha sido tão egoísta e ingrata. Pensei em como seria muito melhor agradecer constantemente a Ele por um filho normal e saudável, um presente de Deus.
Embora eu estivesse longe de casa, Deus havia me ensinado uma valiosa lição sobre a gratidão.
Com que frequência reclamamos do que Deus nos dá ou deixa de dar? No entanto, há outras pessoas ao nosso redor que têm muito menos. Mesmo assim, elas continuam sendo bênçãos para os outros e não param de sorrir.
Vamos reservar um tempo hoje para agradecer a Deus pelas muitas bênçãos que Ele nos tem dado! Grandes coisas o Senhor fez por nós!
Shana Cyr-Philbert