Às vezes não entendemos por que as tragédias acontecem. As pessoas podem dizer que foi para nosso bem ou talvez tenha sido um dia ruim. Alex, um palestrante de uma semana de oração de minha escola, me deu uma nova perspectiva sobre as respostas de Deus às orações. Ele tinha um amigo que havia encontrado a mulher perfeita para se casar, e ela pensava que havia encontrado “o homem certo” também. Algum tempo depois, Alex recebeu uma ligação desse amigo e soube que a futura esposa dele estava com câncer.
Seus amigos mais próximos estavam constantemente orando por ela, esperando que ela conseguisse se recuperar. Eles presumiram que ela conseguiria, que Deus responderia com um sim. Mas Ele não disse sim. Ela faleceu antes que eles pudessem se casar. Eu estava me perguntando aonde Alex queria chegar com essa história. Ele disse que nem sempre Deus responde com um sim, mas ele acredita que Deus também não respondeu com um não. As pessoas geralmente acreditam que Deus responde com sim ou não. Alex afirmou, no entanto, que também há um “continua” nas respostas de Deus. Ele não acredita que Deus simplesmente terminaria ali, e eu também não acredito.
Quando eu era pequena, fui abusada pelo meu pai. Eu o vi abusar da minha mãe e das irmãs. O ódio por ele cresceu em meu coração, e não entendia por que Deus não me tirou daquela situação. Desde então, aprendi muito e percebi que Deus não escolheu me colocar nessa situação, mas foi capaz de transformar esse evento em uma ferramenta para mim. Deus respondeu às minhas orações mostrando que era possível “continuar”.
Não devemos desistir de Deus quando sentimos que as situações estão difíceis. Deus nunca desistirá de Seu plano para você ou do Seu propósito para sua vida. Qualquer que seja a luta pela qual você esteja passando, não a veja como o fim. Encare isso como uma parte que vai ter continuação em sua vida. Entregue a Deus e confie Nele. Tive que aprender que toda vez que olho para trás na situação com meu pai, devo deixar Deus entrar e Lhe entregar minha dor. Ele deu Seu Filho para morrer na cruz para nos dar outra oportunidade. Saiba que sua luta não é o fim, há mais do que isso! Deus tem algo incrível planejado – você precisa apenas esperar. “Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração” (Romanos 12:12, NVI).
{ Ruth Garcia }