Sábado
03 de novembro
Contracultura
A sabedoria do homem lhe dá paciência; sua glória é ignorar as ofensas. Provérbios 19:11

Existia um costume entre os adolescentes da escola em que eu estudava no ensino fundamental. Na hora do intervalo, um grupo de alunos escolhia dois colegas que seriam incentivados a brigar. O método era simples. Eles faziam intrigas entre os dois para provocar o conflito. O momento de “glória” acontecia quando um dos dois se irritava e partia para a violência. Quando isso ocorria, os brigões sempre eram chamados à sala do diretor de disciplina.

Do ponto de vista cristão, a glória nunca é caracterizada por atitudes de violência. Pelo contrário, o homem tem seu momento de glória diante de Deus, quando responde às ofensas com amor. Essa é uma atitude contracultural, pois o que a sociedade prega, de maneira geral, é que não devemos “levar desaforo para casa” e pagar as ofensas “com a mesma moeda”.

Cristo é o nosso padrão cultural nessas e em muitas outras questões. Ele demonstrou como devemos reagir quando somos insultados. Ele nos ensinou na prática. Quando Moisés pediu para Deus mostrar Sua glória, o Senhor fez com que ele visse Sua bondade. Moisés disse: “Peço-Te que me mostres a Tua glória. E Deus respondeu: “Diante de você farei passar toda a Minha bondade” (Êxodo 33:18, 19).

Na encarnação, Jesus deu uma demonstração ainda mais evidente de Sua glória. Na oração sacerdotal, Ele orou assim: “Eu revelei no mundo a Tua natureza gloriosa, terminando assim o trabalho que Me deste para fazer” (João 17:4, NTLH). Sim, foi ao morrer na cruz que nosso Senhor esteve em Seu auge. Ao morrer para que tivéssemos condições de ter os pecados perdoados, Ele revelou Sua glória. É nossa oportunidade imitar a Cristo, buscando a glória do amor sacrifical e do perdão.

Sem Cristo, o conceito de glória está sempre contaminado com algum tipo de violência e humilhação para o oponente. A cultura do reino de Deus está na contramão disso. Nela, o perdão eleva a pessoa a uma situação gloriosa. Seja contracultural. Seja como Cristo. Perdoe.