Sexta-feira
20 de setembro
Controle de emoções
Melhor é o homem paciente do que o guerreiro, mais vale controlar o seu espírito do que conquistar uma cidade. Provérbios 16:32

O patinador festeja porque controla tanto as pernas quanto os pés e realiza manobras complexas. O jogador de basquete está feliz por coordenar os braços e as mãos para direcionar a bola de basquete e fazer uma cesta. O pianista tem domínio das mãos e dos dedos ao piano. A ginasta se deleita na disciplina que ela tem sobre o corpo, e a cantora está feliz porque controla sua voz. No entanto, todos nós precisamos de autocontrole.

Quando alguém machuca você com palavras e você se controla, sem dar uma resposta que também machucará a outra pessoa, você se sente vitoriosa, não é?

Desde a infância, devemos aprender a ter autocontrole, especialmente sobre nossas emoções. Assim como a ginasta se sente bem em controlar os movimentos do corpo durante uma rotina de ginástica, o controle das emoções também é muito gratificante.

Aprender a controlar as emoções aumenta a qualidade da felicidade em nossa vida. Emoções controladas são básicas para relacionamentos saudáveis ?e felizes.

Uma das maiores virtudes que ensinamos aos nossos filhos é aprender a controlar as próprias emoções. As emoções muitas vezes influenciam comportamentos que, novamente, afetam a qualidade dos relacionamentos. Ao lidar com as crianças, em particular, confirmamos cada escolha que elas fazem para controlar as emoções, o que resultará em um comportamento aceitável. Essas escolhas positivas devem ser elogiadas, mostrando que estamos interessadas ?em tudo o que fazem.

Elas aprenderão, como nós, que o autocontrole traz felicidade e contribui para o sucesso que experimentamos em várias áreas da vida. Poucas pessoas indisciplinadas alcançam sucesso duradouro. O escritor de Provérbios 16:32 afirmou: “Melhor é o homem paciente do que o guerreiro, mais vale controlar o seu espírito do que conquistar uma cidade.”

Deus nos ajudará a aprender a paciência. Ele quer que nossa família represente a família celestial. O Senhor quer que nós e nossos filhos tenhamos autocontrole das emoções, bons relacionamentos e sucesso na vida. Quanto mais buscarmos a presença de Deus na família, mais feliz ela será.

Amiga, que você convide Jesus para estar em sua casa todos os dias!

Meibel Mello Guedes