Quarta-feira
28 de agosto
Copo de bambu
Mas os justos se manterão firmes em seus caminhos, e os homens de mãos puras se tornarão cada vez mais fortes. Jó 17:9

Cana-de-açúcar, trigo, capim, grama e bambu. Eles fazem parte da enorme família das gramíneas, que tem mais de 800 espécies. Uma das principais características desses vegetais é o caule dividido em gomos. O bambu é o gigante da turma, podendo atingir até 20 metros de altura. Já esteve nas mãos de inventores como Thomas Edison, que usou suas fibras para fazer os primeiros filamentos do que viria a ser a lâmpada elétrica. Depois voou como se fosse vergalhão de ferro, nas asas do 14 Bis, o famoso avião de Santos Dumont.

As fibras do bambu são tão leves e resistentes que foram comparadas ao carbono. No Oriente, a construção civil o adotou para fazer lajes, telhados, paredes, tubulações de água e base para concreto armado. Em vigamentos de pontes e telhados, substitui com vantagens o aço. Os cálculos da engenharia mostraram que uma laje feita com bambu tem resistência somente 20% inferior à tração suportada pelo aço. Por outro lado, o bambu é mais flexível. No entanto, seu uso como material de construção exige uma série de cuidados: época do corte, secagem e impermeabilização. De qualquer modo, até chassis de bicicleta e capacetes são feitos com suas fibras.

Se você estiver no mato e precisar de um copo, caso encontre uma touceira de bambu, seu problema estará resolvido: escolha um caule maduro (casca amarelada), pois o bambu verde não tem resistência. Em seguida, corte um gomo, abaixo do nó de uma extremidade. Depois é só cortar a parte de cima, deixando o copo do tamanho que você quiser. Os gomos podem servir de depósito de água ou panela. Cortado em duas bandas, o caule serve de calha, prato, etc. É só imaginar. Mas é no quesito crescimento que o bambu ganha de todos os vegetais. Há uma espécie asiática, o balde, que cresce 32 centímetros em 24 horas. A campeã é um bambu japonês que cresce à velocidade de 121 centímetros ao dia. Significa que ele cresce cinco centímetros por hora. Dá até pra ver.

O puro de mãos cresce mais e mais em força. Mãos puras são mãos limpas. Mãos que não aceitam suborno nem tiram do próximo o que a ele pertence. Mãos honestas e prontas para atender ao necessitado, ao triste e ao enfermo. Enquanto você cresce, deixe as suas mãos sobre as mãos de Jesus. Elas permanecerão puras, sempre limpas.