No capítulo 9 de Lucas, há três histórias de pessoas que queriam seguir Jesus, mas tinham o coração dividido. Esses relatos revelam a importância de ter prioridades na vida. O texto fala de três homens, cada um com um nível de disposição para seguir Jesus, mas nenhum com o nível necessário de compromisso para satisfazer a vontade de Deus.
O primeiro homem se aproximou de Jesus se oferecendo para segui-Lo. O Mestre deixou claro para o pretendente que isso não seria nada fácil. “As raposas têm suas tocas e as aves do céu têm seus ninhos, mas o Filho do homem não tem onde repousar a cabeça” (v. 58). Com isso, Cristo estava dizendo que, para segui-Lo, é preciso abrir mão de certos luxos e vantagens. Em uma aplicação desse princípio para o mercado de trabalho, podemos dizer que o sucesso é resultado de renúncia e humildade. Quem não entende isso está fadado ao fracasso.
O segundo foi convidado por Jesus para segui-Lo. Porém, o homem pediu para primeiro fazer o enterro do pai. Jesus recusou essa desculpa. O dever de enterrar um morto tinha precedência sobre o estudo da Lei, o serviço no templo, a matança do sacrifício da Páscoa e a observância da circuncisão. No entanto, Jesus estava dizendo que até a necessidade mais rigorosa da cultura não isenta ninguém do cumprimento do dever. Encontramos aqui o princípio da dedicação no exercício da vocação profissional.
O terceiro homem fez uma oferta semelhante ao primeiro, mas com uma condição: primeiro ele queria se despedir da família. A resposta de Jesus apresenta a declaração mais forte sobre dedicação e prioridade. Esse indivíduo é o retrato da pessoa dividida. Jesus disse que quem fica olhando para trás não fará um bom trabalho. No campo profissional, também não se pode ter o coração dividido. É preciso concentração e determinação.
Os três homens não estavam qualificados para seguir Jesus por falta de compromisso e dedicação. Não preenchiam os requisitos básicos para serem seguidores do Mestre. As características que apresentaram também os desqualificariam para qualquer emprego. Não seja assim. Se quiser sucesso de verdade, seja humilde, esteja sempre disponível e se concentre em sua missão.