Domingo
11 de junho
Coroa
Mas quem ficar firme até o fim será salvo. Mateus 10:22

Ela estava deslumbrante. Era a noiva que eu sempre sonhei. Sorriso perfeito nos lábios, um vestido lindo e, na cabeça, a prova de que ela assumia o trono do meu coração. Depois da cerimônia, fomos para a porta da igreja receber os cumprimentos. Era o nosso dia. Em realidade, mais dela do que meu, pois noivo em dia de casamento é coadjuvante.

Entre as pessoas que vieram nos cumprimentar, estava uma menina de uns seis anos. Ela nem olhou para mim. Foi na direção da Ariane e, com o olhar mais mimoso do mundo, pediu um abraço.

Sempre muito amável, Ariane se abaixou para afagar a criança. Foi muito rápido. A menina nem esperou o movimento completo, com as duas mãos, tentou arrancar a coroa de minha esposa.

Doce, porém, atenta, Ariane se recompôs rapidamente e garantiu a manutenção daquele penteado que lhe havia custado a tarde inteira no salão e defendeu como pôde sua coroa.

A Bíblia descreve a salvação também por meio do símbolo da coroa. Em Apocalipse, Jesus nos diz: “Venho em breve! Retenha o que você tem, para que ninguém tome a sua coroa” (Apocalipse 3:11, NVI). E, pouco antes de morrer decapitado, o apóstolo Paulo garantiu: “Agora me está reservada a coroa da justiça, que o Senhor, justo Juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amam a sua vinda” (2 Timóteo 4:7, 8, NVI). Não sei se você percebeu, mas os textos falam da coroa não como algo que será nosso no futuro. Ela já é nossa agora; por isso, devemos retê-la e guardá-la.

Um detalhe comum nas duas passagens também é a ênfase no retorno de Cristo. Em Apocalipse, Jesus reafirma a promessa de sua vinda, como se dissesse: “Continuem com seu coração firme nessa esperança, que a coroa não cairá da cabeça de vocês.” Para Paulo, a ideia é semelhante: “Vou guardar minha coroa, pois, quando Jesus voltar, Ele vai colocá-la em minha cabeça. Na minha e na de todo mundo que sonha com o retorno dele.”

Foi maravilhoso ver minha esposa arrumada para o casamento usando o símbolo do reinado do amor entre nós. Algo semelhante ocorrerá conosco no retorno de Jesus, que será como um lindo casamento. Os noivos serão Cristo e a igreja. Naquele dia, Ele vai materializar a coroa que já enfeita nossa cabeça pela fé. Por isso, não deixe que nada no mundo tire da sua cabeça a coroa da vida eterna.