Dia 6 de maio de 2018, participei de minha terceira semimaratona: 21 quilômetros! Corro desde os dez anos de idade, mas tinha ficado um tempo sem correr. Nesse período, continuei me exercitando até que, quatro anos atrás, voltei a correr sistematicamente. Isso tem feito muito bem para mim e tem me dado a oportunidade de participar de grandes eventos. O detalhe é que não sou mais uma garotinha. Estou com cinquenta anos!
Moro em um país onde o esporte faz parte do cotidiano. É normal ver pessoas se exercitando com a corrida; faça chuva, neve, sol, frio ou calor. Elas estão sempre se movimentando e têm uma aparência saudável e bonita.
Os esportes são citados na Bíblia. Naquela época, a recompensa para quem vencia era uma coroa de folhas, que murcham e não têm valor. É incrível como se fazia tanto esforço em troca de praticamente nada.
Hoje, em pleno século 21, os esportes estão em alta. Os troféus e as recompensas nem sempre são tão tentadores, mas está havendo incentivo para a prática de esportes e há uma turma determinada levando isso a sério.
A Bíblia compara nossa vida aqui a uma corrida, com seus desafios e exigências. Mas também diz qual será o prêmio para os que vencerem. Veja estes exemplos:
• Estamos todos participando de uma corrida (Hb 12:1).
• Precisamos ter um alvo, uma meta (Fp 3:14).
• É possível que fiquemos desmotivados, mas não devemos desistir (2Co 4:8).
• A recompensa é maravilhosa e imperdível: a vida eterna, assentar-se com Jesus no trono – o maior Vencedor de todos os tempos, receber uma coroa de ouro, uma pedra com nosso novo nome gravado, vestes lindas e maravilhosas (Ap 3:21; 21:7).
• Moraremos em uma cidade incrivelmente linda, toda adornada com pedras preciosas (Ap 21:16-21).
• Com nosso corpo transformado, nunca mais nos cansaremos. Não sentiremos mais dor e não haverá mais choro (1Co 15:57; Ap 3:12).
• O melhor de tudo isso: todos seremos ganhadores (2Tm 4:8).
Anseio esse dia, quando finalmente cruzaremos a linha de chegada e viveremos eternamente felizes com Aquele que foi nosso maravilhoso e insuperável Técnico aqui.
Iêda Maria de Oliveira