Sexta-feira
29 de dezembro
COSMOVISÃO
O Filho do Homem está para ser entregue nas mãos dos homens. Eles O matarão, e três dias depois Ele ressuscitará. Marcos 9:31

Não vemos o mundo de forma neutra. Todos nós enxergamos a realidade através de lentes, filtros ou pressupostos que afetam a nossa maneira de interpretar as coisas. Chamamos essa rede de conceitos de “cosmovisão”. De acordo com Ronald Nash, cosmovisão é “um esquema conceitual em que no?s, consciente ou inconscientemente, colocamos e adequamos todas as coisas em que cremos e pelo qual interpretamos e julgamos a realidade” (Worldviews in Conflict, p. 3). 

Qual é a sua cosmovisão a respeito de Deus? Se fizermos essa pergunta para várias pessoas, possivelmente ouviremos respostas completamente distintas, fruto de cosmovisões variadas. Cada uma dessas visões de mundo é regida por uma série de pressupostos adquiridos ao longo da vida, seja por meio de experiências, tradição ou aprendizado formal. Elas funcionam como óculos que nos fazem enxergar o mundo não necessariamente como ele é, mas como nós o interpretamos. 

Quando Jesus esteve aqui na Terra, teve de lidar com vários pressupostos equivocados no tocante à Sua missão. No livro de Marcos, por exemplo, encontramos três afirmações claras de Jesus a respeito do Seu sofrimento, da Sua morte e Sua ressurreição (Mc 8:31-33; 9:30-32; 10:33, 34). No entanto, os discípulos não entenderam o caráter dessa missão, uma vez que possuíam um conceito errado a respeito do Messias. Para eles, a missão de Jesus era apenas ser um libertador político. Essa cosmovisão estava tão impregnada na mente deles que, mesmo no momento da ascensão de Cristo, alguns perguntaram: “Senhor, é neste tempo que vais restaurar o reino a Israel?” (At 1:6). 

Foi após a descida do Espírito Santo no dia de Pentecostes que os discípulos entenderam o objetivo da morte e ressurreição de Jesus. De forma poderosa, o Espírito clareou a mente deles e os conduziu de volta às Escrituras, as quais proveram a base correta para a reconstrução da sua cosmovisão a respeito do Messias. 

Assim como ocorreu aos discípulos, Deus também quer limpar as nossas “lentes” a fim de que tenhamos uma compreensão verdadeira a respeito dos Seus propósitos. O segredo está em seguirmos a Sua Palavra sob a direção do Espírito Santo.