Sexta-feira
01 de junho
Crescimento infinito
Instrua o homem sábio, e ele será ainda mais sábio; ensine o homem justo, e ele aumentará o seu saber. Provérbios 9:9

A quinta dinastia do Egito antigo teve um ministro que se tornou conhecido por suas frases sábias, seu nome era Ptah-hotep. Uma delas dizia que “os limites da arte não são alcançados. Nenhum artista possui habilidades perfeitas”. Ele estava expondo uma verdade sobre os humanos que está presente também em nosso provérbio de hoje.

Quando o artista do Universo nos criou, Ele nos fez perfeitos. Não existia nada de errado conosco; porém, mesmo naquela situação, ainda tínhamos o que crescer. A cada dia, Adão e Eva aprendiam algo novo sobre a natureza, sobre Deus e sobre eles mesmos. Se tivessem sido fiéis, esse processo seria infinito.

Depois da entrada do pecado, a necessidade de crescermos sem parar se tornou ainda mais urgente. Por melhores que sejamos, com certeza há algo a mais que precisamos aprender. Um dos pensamentos mais prejudiciais para um ser humano é: “Cheguei à minha melhor versão, não tenho mais como melhorar.”

O texto bíblico de hoje nos apresenta algumas verdades essenciais para uma vida feliz. A primeira delas é que sempre há alguém que sabe mais que nós. Precisamos manter um coração humilde para aceitar que não somos o “suprassumo” do mundo. Por mais competentes que sejamos, temos o que aprender com outros mais experientes e competentes que nós.

A segunda verdade do texto de hoje é que os verdadeiros sábios são aqueles que nunca estão satisfeitos com o que conhecem, ou seja, têm consciência que ainda podem crescer mais. Isso não tem a ver com insatisfação crônica, mas com humildade e reconhecimento de nossas limitações.

Na vida espiritual, essa verdade se torna ainda mais forte. No dia em que acharmos que somos perfeitos, então estaremos dando o primeiro passo rumo ao declínio total. Sempre teremos como crescer na graça e no amor de Deus. Mesmo no Céu e na Nova Terra, quando não teremos mais pecado, ainda cresceremos no conhecimento do amor de Deus.

Somos uma obra de arte em construção, e a especialidade do Artista supremo é colocar em nós, a cada dia, um pouco mais de Sua genialidade. Permita que Deus modele você hoje.