Quarta-feira
30 de agosto
Criar beleza
O Meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. 2 Coríntios 12:9

Quando eu saía da bela ilha taitiana de Huahine, após um abençoado congresso de mulheres, uma das mulheres do local me deu uma pérola como presente. Uma pérola? Não pude acreditar! As pérolas são tão lindas e valiosas que eu achei que não merecia um presente assim.

A formação de uma pérola é, na verdade, um evento miraculoso. Uma pérola natural começa a sua vida como um objeto estranho, como um parasita ou um pedaço de concha que acidentalmente se aloja no macio corpo interior da ostra, de onde não pode ser expelido. Para suavizar essa irritação, o corpo da ostra adota uma ação defensiva. Começa a secretar uma substância lisa, cristalina e dura ao redor do corpo estranho, a fim de proteger-se. Essa substância é chamada “nácar”. Enquanto o elemento irritante permanece dentro do seu corpo, a ostra continuará secretando nácar ao seu redor, camada após camada. Com o tempo, o corpo estranho estará completamente envolvido pela sedosa e cristalina cobertura. E o resultado, por fim, é uma bela e lustrosa joia, chamada pérola. Que processo incrível! Serve como uma boa metáfora da força espiritual. Deus usa intensas forças externas para nos livrar de impurezas e aperfeiçoar Sua força em nós.

A força de Deus se aperfeiçoa em nossa fraqueza, diz o apóstolo Paulo. Bem que eu gostaria que esse verso não fosse verdade, porque não gosto de ver tantas mulheres ao redor do mundo fracas, sem forças devido à pobreza, falta de escolaridade e problemas de saúde. No momento em que escrevo este devocional, tenho uma amiga morrendo de câncer. E já encontrei mulheres na Índia que foram abandonadas por seus maridos. Viúvas na Nigéria que ficaram sem nada. Jovens mulheres na Tailândia lutando para estudar, a fim de poder escapar da prostituição. No entanto, a boa-nova é que Deus ainda opera em nós, por nosso intermédio, e em nosso favor, onde estamos. E Ele opera por meio de nossa fraqueza. Promete nos tornar fortes enquanto passamos por dificuldades e provações.

Talvez seja este o dia de olhar para a sua vida, olhar para cima e reivindicar esta promessa: “Senhor, eu sou fraca, mas sei que, em Ti, posso ser forte e bela como a pérola”. O amorável propósito de Deus é nos tornar fortes enquanto dependermos continuamente dEle.

Senhor, muito obrigada por nos dar força para viver os desafios de hoje. Ajuda-nos a recordar que podes tomar as feridas mais dolorosas de nossa vida e transformá-las em algo belo.

Raquel Queiroz da Costa Arrais