Bem ou mal. Vida ou morte. Verdade ou mentira. Casa sobre a rocha ou casa sobre a areia. Se você analisar direito, perceberá que a Bíblia apresenta, do início ao fim, apenas dois caminhos.
Porém, existe algo que foge à regra: Laodiceia, que no Apocalipse representa a última fase da igreja cristã antes da volta de Jesus. Essa igreja se encontra em uma “zona neutra”. Ela não é quente nem fria, mas fica “em cima do muro”, deitada nas águas mornas da indiferença. Essa crise de identidade causa náuseas no próprio Deus. Enquanto Laodiceia se autodefine como rica e abastada, o raio-X do Céu a identifica como infeliz, miserável, pobre, cega e nua (Ap 3:17).
É triste ver pessoas que não sabem quem são. A psicologia define esse distúrbio como “transtorno de identidade”. Um dos casos mais famosos desse tipo de transtorno é o da americana Truddi Chase, que abrigava em sua mente cerca de 92 personalidades diferentes, que iam desde uma menina de seis anos até um poeta irlandês com mil anos. De acordo com o psiquiatra da garota, toda essa confusão foi causada pelos abusos sofridos na infância.
Laodiceia acredita ser boa, porém, é miserável. Vamos lembrar aqui que a cidade era próspera e possuía grande quantidade de ouro e tecidos caros. Além disso, nela havia aquedutos que transportavam águas termais. Por ocasião do grande terremoto no ano 61 d.C., a cidade foi devastada, mas os habitantes se negaram a receber ajuda do governo e reconstruíram sozinhos a cidade.
Assim como a cidade de Laodiceia, muitos que aguardam o retorno de Cristo também se apoiam na arrogância e autossuficiência. Não conseguem visualizar os próprios erros. A palavra grega traduzida como “miserável” em Apocalipse 3:17 só ocorre mais uma vez na Bíblia, em Romanos 7:24, texto em que Paulo rasga a alma e diz: “Miserável homem que eu sou! Quem me libertará do corpo sujeito a esta morte?” Paulo reconhecia a sua condição; Laodiceia não.
E você? Reconhece os seus defeitos? Entende que precisa de Cristo para reconstruir a sua vida? Ele bate agora à porta do seu coração (Ap 3:20). Se você abrir, Ele pingará o colírio da verdade em seus olhos e revelará quem de fato você é.