Domingo
03 de dezembro
CRISTÃO FLEX
Elias dirigiu-se ao povo e disse: “Até quando vocês vão oscilar para um lado e para o outro? Se o Senhor é Deus, sigam-No; mas, se Baal é Deus, sigam-no.” 1 Reis 18:21

Um cristão dividido entre o mundo e a igreja é a pior coisa que existe. Vive indeciso, em cima do muro; não sabe se vai para a direita ou para a esquerda. Parece que é de Deus, mas não é. Semelhante ao joio descrito na parábola de Jesus, tem aparência, mas falta-lhe essência. Enquanto o trigo alimenta as pessoas, o joio não produz nada. Aliás, se ingerido, pode causar envenenamento. 

Do Gênesis ao Apocalipse, vemos que essa classe de cristãos “flex” sempre esteve presente. Ora servem ao Senhor, ora adoram falsos deuses. Geralmente são críticos da igreja, murmuradores, amantes dos prazeres e do mundo. Sobre esses crentes inconstantes, Tiago escreveu: “Não pense tal pessoa que receberá coisa alguma do Senhor, pois tem mente dividida e é instável em tudo o que faz” (Tg 1:7, 8). 

Nos dias de Elias, o povo de Israel estava dividido entre a adoração a Deus e a adoração a Baal, devido à má influência de Acabe e Jezabel. Esses líderes permitiram que a nação israelita mergulhasse em um sincretismo sem precedentes, demonstrando não existir problema no pluralismo religioso. Então Elias propôs que todos fossem ao monte Carmelo, incluindo os profetas de Baal e do poste-ídolo, a fim de decidir que rumo seguiriam. 

Gosto dessa atitude do profeta, pois condiz com o ensinamento de Cristo: “Seja o seu ‘sim’, ‘sim’, e o seu ‘não’, ‘não’; o que passar disso vem do Maligno” (Mt 5:37). Elias desafiou os falsos profetas a clamar ao seu deus a fim de que fizesse descer fogo do céu. Obviamente, Baal não os ouviu. Elias, então, orou, e “o fogo do Senhor caiu e queimou completamente o holocausto, a lenha, as pedras e o chão, e também secou totalmente a água na valeta” (1Rs 18:38). Apenas depois de ver a demonstração do poder de Deus, o povo caiu prostrado dizendo: “O Senhor é Deus! O Senhor é Deus!” (v. 39). 

Essa história ensina que nós também devemos escolher qual caminho iremos seguir. Se formos para o lado de Deus, então devemos obedecer às Suas demandas, que são para o nosso bem. 

Repita hoje estas palavras: “Eu e a minha família serviremos ao Senhor” (Js 24:15).