Jesus é cruel com o pecado. Não se assuste com essa declaração, pois o Senhor sabe exatamente quais são as terríveis consequências da desobediência. Ele carregou sozinho sobre os ombros a iniquidade de todos e entregou a vida para nos salvar de seus efeitos. Jesus tem ódio do pecado e Ele não espera nada menos de nós.
O versículo de hoje é apenas uma pequena amostra da contundência do Senhor com a transgressão de sua lei. É óbvio que esse texto bíblico não deve ser entendido ao pé da letra. O objetivo de Jesus é nos alertar a respeito do perigo das coisas que nos levam ao erro e nos estimular a abandoná-las.
Para algumas pessoas, a paráfrase da passagem de hoje poderia ser mais ou menos assim: “Se as suas redes sociais fazem de você um exibicionista, delete-as. É melhor estar salvo desconectado do que se perder cheio de likes.” Ou ainda: “Se seu smartphone de última geração tira todo seu tempo com jogos, entretenimento fútil e é o canal por onde você tem contato com todo o tipo de pecado e perversão, livre-se dele enquanto há tempo. É melhor entrar no Céu ‘desatualizado’ do que ir para o inferno por dentro de tudo.”
Ellen White nos ajuda a entender a contundência de Jesus contra o pecado: “Ninguém se iluda de que o pecado acariciado algum tempo pode ser deixado facilmente. Não é assim. Todo pecado acariciado debilita o caráter e fortalece o hábito; depravação física, mental e moral é a consequência. […] Pelos maus hábitos formados, Satanás o atacará sempre e sempre” (Parábolas de Jesus, 281, adaptado).
O texto acima nos lembra de que o pecado uma vez cometido fica gravado em nosso cérebro e que isso facilita uma nova queda. Entretanto, a graça de Deus é poderosa para nos libertar, se de fato quisermos. Ouça o conselho de Paulo: “Se vocês viverem de acordo com a natureza humana, vocês morrerão espiritualmente; mas, se pelo Espírito de Deus vocês matarem as suas ações pecaminosas, vocês viverão espiritualmente” (Romanos 8:13). Se deseja ter a vida eterna, seja cruel com seu pecado. Arranque-o de sua vida e entre no Céu com tudo aquilo que Deus colocou em você.