Os olhos são a principal avenida de entrada da mente. Por meio deles, podemos ver como as coisas são, conseguimos ler, perceber as diferenças de cores, tamanhos e formatos e apreciamos a beleza de tudo o que existe. Seria ótimo se eles só nos colocassem em contato com o que é bom.
Porém, essa não é a realidade da vida. Infelizmente, nossa visão permite que enxerguemos a impureza. Os olhos podem abrir as portas do coração para que o pecado se instale. Eles têm a capacidade de dar matéria-prima para a imaginação, que passa a pintar quadros pecaminosos na mente, pincelados com luxúria e sensualidade.
No tempo de Jesus, os líderes religiosos ensinavam que o pecado sexual era cometido apenas quando um homem e uma mulher não casados entravam em relacionamento íntimo. Assim, desconsideravam que a impureza sexual não nasce no ato, mas na imaginação pecaminosa, que olhares cheios de lascívia alimentaram.
Seguindo seu estilo, Jesus aprofundou a questão. Além de condenar o pecado do olhar cobiçoso, Ele ensinou como vencer a impureza sexual. Se uma pessoa deseja resistir essa tentação, precisa aprender a controlar os olhos.
O inimigo de Jesus sabe disso e tem investido pesado para que nossos olhos sejam bombardeados diariamente com todo o tipo de imagens sensuais. Seu plano sujo é alimentar a imaginação de homens e mulheres com luxúria para que mais e mais pessoas estejam presas em sua teia de perdição.
Além de estar satisfeito com os pecados que ficam apenas na mente, pois estes já são suficientes para tirar a vida eterna de alguém, o inimigo quer que as pessoas, movidas pelos incentivos da sensualidade, partam para as vias de fato e, por exemplo, percam a virgindade antes do casamento, traiam seus cônjuges e destruam famílias.
Essa invasão da sensualidade por meio dos olhos provoca sérios danos para as pessoas, as famílias e a sociedade. Muitos têm perdido a dignidade e têm visto sua integridade se desfazer por causa dos pecados sexuais, que depois deixam um gosto amargo de culpa e destruição. Caso tenha perdido algumas batalhas nessa área, não se desespere. Deus é especialista em perdão. Ele pode lhe dar olhos puros e um coração renovado.
Se você deseja vencer, faça um “pacto com seus olhos”. Entregue-os à direção de Deus e olhe só para o que for puro.