Aos 26 anos, fui diagnosticada com artrite reumatoide. Desde então, passei a sentir dores e a ter diversas limitações. As atividades mais simples se tornaram difíceis de serem realizadas. Usar o abridor de latas, amarrar o cadarço ou até mesmo levantar da cama passaram a ser tarefas desafiadoras e demoradas. Procurei todos os tipos de tratamento, mudei hábitos alimentares, busquei acompanhamento psicológico e me apeguei a Deus. Tive que aprender a conviver com aquela enfermidade e a me adaptar às limitações.
Alguns anos depois, decidi engravidar. A gestação teve que ser monitorada passo a passo por profissionais, por causa dos medicamentos que eu tomava. Naquele período, clamei ao Senhor pela cura. E, graças a Ele, não senti dores durante os nove meses de gestação.
Após o nascimento de meu filho, no entanto, aquelas dores retornaram ainda mais intensas. As limitações foram se agravando a ponto de ter que decidir entre continuar amamentando ou iniciar um tratamento com remédios novos e mais fortes. Fui obrigada a cuidar da saúde para poder atender a meu bebê.
Devido à medicação, eu havia desenvolvido problemas gástricos e intolerância a diversos medicamentos. Além disso, em razão do uso de corticoides por um longo período, também surgiram sintomas relacionados à diabetes. Os remédios estavam acabando comigo, mas necessitava deles para continuar em pé.
Os novos medicamentos me causavam náuseas, produziam hematomas, faziam com que meus cabelos caíssem e que eu emagrecesse. Também necessitava de injeções semanais. Minha imunidade parecia estar sempre no limite. E, para piorar a situação, tive que interromper o tratamento da artrite por causa de uma amigdalite severa. Isso era necessário para que pudesse ingerir certos antibióticos.
Deveria retomar o tratamento medicamentoso apenas quando sentisse dores. Foi nesse momento que Deus realizou um grande milagre. Desde aquela ocasião, em julho de 2017, não tomo mais nenhum remédio. Louvo ao Senhor diariamente por ter restabelecido minha saúde.
Aprendi com essa experiência que temer a Deus e evitar o mal produz paz, saúde e esperança. Se você também está lutando contra uma enfermidade, experimente ser fiel ao Senhor e descansar Nele. Afinal, Deus deseja curá-la tanto física quanto espiritualmente!
Jordana Guimarães Danguy