Terça-feira
26 de dezembro
DA ÁGUA PARA O VINHO
Você guardou o melhor até agora. João 2:10

O primeiro milagre de Jesus foi em uma festa de casamento. Você já parou para pensar por que Ele escolheu essa cerimônia para dar início aos Seus sinais? Por que não começou o Seu ministério de forma mais “apoteótica”, quem sabe em uma reunião extraordinária no Sinédrio ou realizando um discurso inaugural na Festa da Páscoa? 

A verdade é que Jesus Se importa com os casamentos. Ele Se importa com as famílias, com as pessoas. Da mesma forma como finalizou a criação – realizando o casamento de Adão e Eva –, Jesus iniciou a Sua missão terrestre participando daquele matrimônio na Galileia. 

Provavelmente o casamento ocorrido na pequena vila de Caná tenha sido uma grande reunião de família, pois os noivos eram parentes de José e Maria. Jesus foi convidado para a festa e Se dirigiu para lá juntamente com alguns discípulos. Eles percorreram cerca de 30 quilômetros para participar da cerimônia que duraria sete dias. 

Durante a festa, algo incomum aconteceu: o vinho acabou. Artigo indispensável, essa bebida era mais importante que o bolo em nossa cultura. O suco de uva representava alegria e fartura, enquanto a sua ausência indicava falta de hospitalidade. Segundo o costume das bodas judaicas, a provisão de vinho devia ser um presente dos familiares. A escassez do vinho seria motivo para que os convidados tivessem o direito até de processar a família do noivo. 

Diante desse problema, Maria procurou Jesus em busca de solução. O Mestre, então, ordenou que os serventes enchessem de água seis talhas de pedra, algo que daria em torno de 500 litros no total. Imagino a reação dos serventes, dizendo: “Isso é loucura! Nós precisamos de vinho, não de água!” Mas eles obedeceram a Jesus e encheram aqueles recipientes até a borda. 

Ao levarem uma prova ao dirigente da festa, já não era mais água, mas sim o mais puro suco de uva que ele havia provado na vida! Ele, então, chamou o noivo e disse: “Todos servem primeiro o melhor vinho e, depois que os convidados já beberam bastante, o vinho inferior é servido; mas você guardou o melhor até agora” (Jo 2:10). 

Com Jesus é sempre assim: Ele sempre tem o melhor. E sabe por que Ele realizou aquele milagre? Para a festa não acabar. Jesus é capaz de transformar água em vinho só para ver os Seus filhos sorrirem.