Ler a história de Calebe me fez lembrar das montanhas do Vale de Maracas, em Trinidad e Tobago, onde morei durante minha infância. Observar aquela vista todas as manhãs era muito inspirador. Era como se eu estivesse na presença do Deus Criador. A névoa que subia entre as duas montanhas como torrentes de fumaça me fazia pensar na grandeza, na beleza e no poder de Deus.
Talvez Calebe, que estava com 85 anos de idade, tenha imaginado essa cena quando pediu para Josué a montanha de Hebrom, que tinha mais de 9.000 mil metros de altura e uma população de gigantes. Com os olhos da fé, ele viu a grandeza e a beleza que poderiam surgir ali depois que os gigantes fossem vencidos. Mas será que os anaquins seriam expulsos do lugar? Calebe era um homem de coração forte! Embora sua própria tribo de Judá vivesse entre os jebuseus (que eles não conseguiram expulsar por causa do medo e da incredulidade), Calebe enfrentou o desafio com coragem, fé e confiança na força e no poder de um Deus vivo. Calebe permaneceu destemido, mesmo depois da jornada de 40 anos no deserto e de esperar mais cinco anos até que todos os lotes tribais tivessem sido designados. Ele reivindicaria sua herança. E, assim como Jesus, o Leão da tribo de Judá, ele estava determinado a sair vitorioso daquela batalha. Talvez a intenção de Calebe fosse provar que nada é difícil demais para Deus, que Suas promessas e Seu suprimento de força nunca falham. E não falharam. “Dali Calebe expulsou os três fi lhos de Anaque: Sesai, Aimã e Talmai, gerados de Anaque. Então Calebe avançou contra os moradores de Debir, cujo nome havia sido Quiriate-Sefer” (Js 15:14, 15).
Não importa quão árida seja a terra, sempre haverá uma montanha para ser escalada. Portanto, eu lhe pergunto: Você, assim como Calebe, está disposta a enfrentar o desafio de derrotar os gigantes da sua vida? Mesmo que não sejam apenas os problemas da vida cotidiana, mas também as forças espirituais do mal nas “regiões celestiais” (Ef 6:12)? Neste dia, seja uma mulher de fé. Peça a Deus que lhe dê de presente a montanha que a está intimidando. Depois, assim como Calebe, confie em Deus para fazer de você uma vencedora.
Maureen Thomas