Sábado
11 de dezembro
Dando fruto no tempocerto
Dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que ele faz prospera! Salmo 1:3

Henri Cloud, no best-seller Nunca Mais, conta uma história antiga: Minha vida em cinco breves capítulos. Veja que interessante:

“Saí a passeio e caí em um buraco fundo e escuro. Levei tempo para sair de lá. “Saí a passeio e caí no mesmo buraco fundo e escuro. Levei tempo para sair de lá.

“Saí a passeio e deparei-me com o mesmo buraco fundo e escuro. Aproximei- me dele devagar até chegar bem perto. Olhei dentro dele… e caí de novo. Levei tempo para sair de lá.

“Saí a passeio e deparei-me com o mesmo buraco fundo e escuro. Ao me aproximar dele, decidi não chegar tão perto e contornei-o.

“Saí a passeio. Dessa vez, peguei outra rua.”

A maioria de nós demora a entender que os próprios comportamentos, reações e respostas à vida são os maiores obstáculos. Dia após dia caímos no mesmo buraco e demoramos para sair, até descobrirmos que é só mudar o trajeto.

Os especialistas criam teorias da personalidade a fim de ajudar as pessoas no autoconhecimento e busca do equilíbrio. Uma delas, a dos Cinco Grandes Fatores, desenvolvida nos anos 1980, classifica os traços de personalidade da seguinte forma: A extroversão diz respeito à sociabilidade. O neuroticismo relaciona-se à estabilidade emocional. A abertura a experiências mede o interesse por testar áreas diferentes. No fator consciência estão o senso de responsabilidade, a disciplina e o sentido prático. E a afabilidade é sobre as interações com outros.

Nossa natureza pecaminosa é resistente a qualquer tentativa que se oponha a nós mesmas, como renúncia, afastamento daquilo que somos, humilhação, crítica.

Há muitos recursos para mudança, mas nenhum deles é eficiente sem o reconhecimento de que o sangue de Cristo foi derramado para que nossa natureza possa ser regenerada à Sua semelhança.

Segundo o salmista, Deus não espera que as árvores frutifiquem no mesmo dia em que foram plantadas. Ele sabe que temos um longo processo para dar fruto no tempo certo: receber nutrição, curar feridas, desaprender comportamentos, reaprender outros…

Quanto a você, seja paciente e humilde. Deus operará esse trabalho para transformá-la em quem Ele deseja.