Sábado
24 de novembro
Dar graças diariamente
Deem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus. 1 Tessalonicenses 5:18

Eu estava em um culto de adoração, e o tópico do dia era ação de graças. O orador perguntou se alguma vez havíamos anotado as coisas pelas quais éramos agradecidos. Então ele nos desafiou a tentar pensar em mil coisas ou situações pelas quais nos sentíamos gratos. Pensei: Gente! Isso vai exigir um bocado de páginas! Por onde posso começar?

Ocorreu-me um pensamento: Vou começar da cabeça para os pés. Então, muito obrigada, Senhor, porque tive essa ideia. Essa é a número um da minha lista. Mas, na realidade, não é. Se eu não tivesse vindo à igreja, não estaria pensando em coisas pelas quais sou grata. Contudo, essa também não é a número um. Se eu não tivesse um emprego, não teria tido o privilégio de assistir a esta reunião. Ah, mas se meus pais não tivessem me enviado para a escola, eu não teria meu emprego. Se meus avós não houvessem incutido a importância da educação na mente dos meus pais… E se…

Concluí que, na verdade, cada respiração, cada segundo e cada momento trazem um monte de coisas pelas quais agradecer. Uma lista de mil pensamentos de gratidão seria apenas o início, porque, se tomamos tempo para abrir o coração e explorar com a mente as bênçãos pelas quais somos agradecidas, a lista é interminável.

Quando comecei a fazer o exercício de anotar as coisas pelas quais sinto gratidão, tive a oportunidade de pensar em quão grande e tremendo é Deus.

Cada situação, cada experiência, cada detalhe e cada pessoa de que pude me lembrar me havia fornecido razões incontáveis de ser agradecida. Mesmo aquelas situações ou experiências que não haviam sido muito agradáveis me deram razões para a gratidão, e tive que sorrir. “Deem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus” (1 Tessalonicenses 5:18).

Agora entendo melhor por que a vontade do Senhor é que exerçamos a gratidão. Não é para que Ele Se sinta bem. É, antes, para que sintamos a Sua proximidade. É para que nos sintamos amadas e saibamos o quanto nossa vida é rica, porque Ele está presente.

Então, que a nossa ação de graças seja uma prática diária.

Jemima Dollosa Orillosa