O velho ditado diz que “se conselho fosse bom, não se dava, se vendia”. Mas, em geral, essa é a desculpa de quem não quer ouvir. A pessoa que não aceita um bom conselho pode ser classificada como tola. Nem todo conselho é bom. Depende de onde está partindo. Se queremos tomar decisões sábias, precisamos buscar conselho de pessoas sábias. Quando estamos diante de uma situação sobre a qual a Bíblia não fala, devemos buscar o conselho de pessoas que amam a Deus.
Salomão diz que deveríamos “inclinar o coração para o discernimento”. Isso significa que precisamos desenvolver a capacidade de aprender. Tomo decisões melhores quando ouço outras pessoas mais sábias do que eu. Aprendi que, ao tomar uma decisão importante, a melhor coisa a fazer é ouvir minha esposa antes. Sofri muito algumas vezes porque não perguntei a opinião dela.
Tenho alguns amigos que causaram um grande impacto em minha vida e se tornaram referência em minha caminhada. Sem poder consultá-los para alguma decisão, pensava: “O que fulano faria agora?” A sabedoria nos leva a bons amigos, que podem ser a voz de Deus em nossa jornada.
Penso que uma das formas de Deus responder a nosso pedido por sabedoria é: “Faça um amigo. Converse com alguém. Foi por isso também que Eu salvei tanta gente, para que você ande com os outros, aprendendo uns com os outros. Peça um conselho e você ouvirá Minha voz.” Espero que você se beneficie da opinião de seus amigos tanto quanto eu.
Mais uma coisa extremamente importante: conselho dos pais é aviso de Deus! Na maior parte das vezes, nossos pais já percorreram o mesmo caminho e, por isso, podem nos dizer qual é a melhor escolha. Não deixe de ouvi-los.
Sintonize sua frequência com o Céu e permita que a voz da sabedoria fale alto em seu coração. Agindo assim, tenha certeza de que tomará as melhores decisões.