Terça-feira
19 de agosto
DAS LÁGRIMAS AO RISO
Aqueles que semeiam com lágrimas colherão com cânticos de alegria. Salmo 126:5

O Salmo 126 é uma canção que relembra a alegria de um passado que não pode ser apagado, o lamento de um doloroso presente e a esperança em um futuro melhor. Uma combinação de sentimentos que nos lembra de que a vida é cheia de altos e baixos.

Esse salmo costumava ser entoado durante peregrinações dos judeus em direção a Jerusalém para as festas anuais. A canção os recordava de um tempo em que Deus “fez coisas grandiosas” (v. 2) pelo povo e que Israel caminhava como uma nação de sonhadores (v. 1). Tempos em que as nações testemunhavam o quanto o Deus de Israel era poderoso e se admiravam com Seus feitos (v. 2).

Entretanto, esses tempos pareciam ter acabado. Os dias não eram felizes, e a vida não era fácil. O compositor desse salmo chega a comparar aquele trágico período com a sequidão do deserto do Neguebe, ansiando pela chuva que encherá novamente suas torrentes de água (v. 3). Todavia, se você se aproximar o suficiente dessa poesia, perceberá que o lamento não é o que caracteriza a canção, pois ele é curto demais para isso. Imediatamente, a esperança de quem conhece a Deus irrompe no Salmo, trazendo uma mensagem de que, um dia, o choro dará lugar ao riso (v. 5, 6).

Porém, é preciso encarar os desafios do presente. O trecho “aquele que sai chorando enquanto lança a semente” (v. 6) revela o fato de que Deus não manda o povo engolir o choro. Eles podem chorar. Está tudo bem em não estar tudo bem. Contudo, com a mesma intensidade, esse versículo rejeita a inércia em tempos de crise: você pode chorar, só não pode parar de andar. Por uma razão óbvia, se você está atravessando o vale da sombra da morte, continue atravessando. Uma hora ele ficará para trás.

O Salmo nos recorda que, no fundo, só sabe o valor do sorriso quem conhece o preço da lágrima. As impossibilidades humanas são o ponto de partida para os milagres de Deus. Não desista. Consulte as páginas da Bíblia e você perceberá que as mais severas provações se convertem nos mais belos testemunhos. Siga firme. Deus permanece cuidando de você.