Quarta-feira
27 de dezembro
De volta a Jerusalém
Fique conosco porque já é tarde, e a noite vem chegando. Lucas 24:29

A caminhada de 11 km parecia interminável. Sobre os ombros, o peso de uma amarga decepção. Cleopas e seu amigo voltavam de Jerusalém frustrados e com muitas dúvidas. Eles tinham outros planos para aquele fim de semana fatídico. Esperavam ver seu mestre entronizado como rei de Israel e não pregado em uma humilhante cruz. Restou-lhes voltar para a pequena cidade de Emaús, onde eles viveriam na completa insignificância.

Entretidos no diálogo, nem perceberam a aproximação de um “desconhecido”: “O que é que vocês estão conversando pelo caminho?” (Lucas 24:17). A pergunta vinha de Jesus, que não foi reconhecido em meio à decepção dos dois discípulos. Cleopas interveio, estranhando a pergunta:Será que você é o único morador de Jerusalém que não sabe o que aconteceu lá, nestes últimos dias?” (Lucas 24:18). A prisão, julgamento, condenação e morte de Jesus estavam na boca do povo e, de uma forma ou de outra, todos estavam falando sobre isso.

Mesmo que Cleopas e seu amigo não estivessem entendendo o que ocorrera em Jerusalém, o coração deles estava voltado para Jesus, e isso abriu a possibilidade de um encontro transformador. Ainda sem ser reconhecido, Jesus explicou para os tristes discípulos tudo o que as Escrituras tinham a dizer sobre seu sacrifício na cruz.

A explicação foi tão profunda e poderosa que eles insistiram com Jesus para que permanecesse em sua pequena cidade e não seguisse adiante. Com o coração aquecido pelas palavras do “desconhecido”, eles fizeram o pedido mais maravilhoso que alguém pode fazer a Jesus: “Fique conosco porque já é tarde, e a noite vem chegando” (Lucas 24:29). O Senhor aceitou e, sentado à mesa, milagrosamente abriu os olhos de Cleopas e seu amigo, e eles perceberam que se tratava de seu Senhor.

Essa revelação provocou uma verdadeira conversão nos dois discípulos. A presença de Jesus inverteu a trajetória de Cleopas e seu amigo. No mesmo instante, eles retornaram para Jerusalém cheios de alegria para anunciar que Jesus estava vivo. 

Volte-se para a Palavra de Deus hoje e deixe que a linda imagem de Jesus se forme diante de seus olhos. Com essa revelação na caminhada da vida, você deixará os insignificantes, frustrantes e trágicos destinos do pecado e converterá sua rota para a Jerusalém celestial.