A Organização Mundial da Saúde (OMS) relatou em 2012 que, globalmente, em torno de 350 milhões de pessoas de todas as idades são afetadas pela depressão. Tenho sofrido com depressão clínica desde 1998, após uma série de eventos que afetaram minha vida. Quando comecei a trabalhar com minhas irmãs ao redor do mundo no Ministério da Mulher em 2001, comecei a perceber que a depressão é um problema que precisa ser tratado.
Ao olhar para trás, para minha jornada com a depressão, houve muitos dias tenebrosos. Dias em que achei que o sol nunca mais brilharia. Muitas vezes, achei que ninguém entendia e ninguém se importava, mas Deus tem sido bom comigo. Tão bom que não posso deixar de Lhe dar louvor e glória. O texto de hoje me fala ao coração, porque em meus dias escuros, quando não conseguia sentir a presença de Deus, eu sabia que Ele estava comigo e cuidava de mim. Eu sabia que a face de Deus via a minha face, minha dor, minha luta.
Como mulheres, frequentemente tendemos a lidar com a vida fundamentada em sentimentos. Aquilo que comemos, as roupas que vestimos, as pessoas com quem nos relacionamos, as decisões que tomamos cada dia – a maior parte disso tem sua base em sentimentos. Porém, em minha jornada espiritual, aprendi a pôr meus sentimentos de lado. Os sentimentos podem enganar. Assim, em vez disso, aprendi a me concentrar naquilo que eu sei ser a verdade, embora não consiga sentir ou perceber. Em meus dias escuros, quando não sinto ou percebo a presença de Deus, lembro-me destas palavras de Jesus: “E Eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos” (Mt 28:20).
Quando não sinto Deus ou não O percebo, volto-me para aquilo que sei ser a verdade. Ele está comigo. Ele me vê. Ele Se importa comigo. Ele me ama. Ele participa do meu fardo e da minha dor.
E você? Já se decepcionou com Deus porque Ele parece não ouvir seus clamores? Querida amiga, não dependa daquilo que você sente ou percebe; dependa daquilo que você conhece como a verdade. Volte-se para a Palavra de Deus e reivindique as promessas, como as do Salmo 27:10, Isaías 41:10, João 14:1 e 1 Pedro 5:7. Memorize-as, para que, quando Satanás vier contra você com pensamentos negativos, o Espírito Santo possa fazer com que você se recorde das positivas promessas da Palavra.
Lembre-se, você não está só ou sem auxílio. A face de Deus resplandece sobre você.
Heather-Dawn Small